sábado, 29 de maio de 2010

APOCALYPTICA AO VIVO EM PORTUGAL > 12 OUT (CASA DA MÚSICA) E 13 OUT (AULA MAGNA)



APOCALYPTICA AO VIVO NA CASA DA MÚSICA E NA AULA MAGNA

Os finlandeses Apocalyptica trazem o seu metal sinfónico a Portugal para dois concertos absolutamente imperdíveis, dia 12 de Outubro na Casa da Música e dia 13 de Outubro na Aula Magna, para apresentar o novo álbum, 7th Symphony, com edição marcada para Agosto.

Percursores do metal sinfónico, desde que editaram o primeiro álbum, Plays Metallica by Four Cellos (1996), os Apocalyptica apresentaram ao mundo novas versões de grandes clássicos do metal, tocadas por violinistas exímios, com treino em música clássica.

Desde o primeiro álbum, já editaram discos com versões de Faith no More, Slayer ou David Bowie, entre muitos outros, mas que também incluem composições próprias, onde contaram com a colaboração de grandes nomes, como Corey Taylor (Slipknot), Max Cavalera (Soulfly e Sepultura) ou Matt Tuck (Bullet For My Valentine).

CASA DA MÚSICA - SALA SUGGIA (12 DE OUTUBRO)
ABERTURA DE PORTAS * 21H00
INÍCIO DO ESPECTÁCULO * 21H30

AULA MAGNA (13 DE OUTUBRO)
ABERTURA DE PORTAS * 20H00
INÍCIO DO ESPECTÁCULO * 21H00

FIMFA Lx10 | de 27 a 29 de Maio no Teatro Nacional D. Maria II

III Encontro de Marionetas de Montemor-o-Novo - 8 a 13 de Junho 2010

save the date // MAIS QUE PARTES // gonçalo campos // exposição / exhibition //



Mais Que Partes, Gonçalo Campos


Inauguração: 29 de Maio, 18h00 
Opening Cocktail: 29th May, 18h00

De 29 de Maio a 8 de Junho, 10 
From 29th May to 8th June, 10


Mais Que Partes explora os valores de um conjunto de materias de origens diferentes. Explora as suas formas mas, acima de tudo, que contributo pode trazer o modo como estão montados. 
Apesar de defenderem diferentes conceitos, têm uma linha comum: uma especial atenção ao modo como os seus componentes se articulam, resultando em propriedades que transcendem as da função do objecto.
É essa intervenção nos processos de produção que lhes dá alma.

Mais Que Partes (More Than Parts) explores the values certain material carry. Explores their shapes, but most of all, the contribution the act of assembly can bring.
The objects have very different origins, both with regard to materials and the concept. However, they share a common thread: a special attention to the way their components fit, resulting in properties that transcend  those of the function of the concept. 
This intervention brings the soul to these objects.




FABRICA FEATURES LISBOA
Rua Garrett nº83, 4º andar
1200-203 Lisboa | Portugal
tel:+351 21 32 56 765

LOS CAMPESINOS! E COSMO JARVIS CONFIRMADOS EM PAREDES DE COUR

LOS CAMPESINOS! E COSMO JARVIS CONFIRMADOS EM PAREDES DE COURA



Responsáveis por um dos melhores concertos da edição de 2009 do Optimus Alive, os Los Campesinos! vão dar as boas vindas aos campistas de Paredes de Coura, com um concerto que promete ficar na história do festival.

Naturais de Cardiff, no País de Gales, editaram o primeiro disco de originais, Hold on Now, Youngster..., em 2008. O álbum foi alvo de recepção entusiástica por parte da crítica e os concertos, praticamente todos esgotados, serviram para aumentar muito a base de fãs.

Numa prova inequívoca de criatividade frenética, editaram no mesmo ano o segundo álbum de originais, We Are Beautiful, We Are Doomed. Já este ano, surgiu o terceiro longa-duração, Romance is Boring, que servirá de base ao concerto de dia 28 de Julho, em Paredes de Coura.


Músico, compositor, cineasta e poeta, o prolífico Cosmo Jarvis vem ao Festival Paredes de Coura contar e cantar uma série de histórias que compõem “Humansyouhitch/Sonofabitch”, o primeiro álbum de originais editado pela Wall Of Sound em 2009, deste americano radicado em Inglaterra.

Completamente desprendido de qualquer estilo, a sonoridade da sua música varia de canção para canção, tal como o próprio faz questão de afirmar. Cosmo Jarvis gosta de explorar todos os estilos e temas, nunca se fixando num só objectivo.

Aos dezanove anos, Cosmo já percorreu um longo caminho e não quer ficar parado! Prova disso mesmo é o facto de ter já o próximo álbum escrito e uma série de concertos agendados, com especial destaque claro está, para o Festival Paredes de Coura, onde vai marcar presença no dia 28 de Julho, na noite de recepção. Sejam todos bem vindos!

LINHAS INVISÍVEIS



LINHAS INVISÍVEIS
CURADORIA: RITA SOBREIRO

INAUGURA DIA 5 DE JUNHO PELAS 15H00
TORRES VEDRAS
Linhas Invisíveis é um projecto de intervenção artística efémera concebido no âmbito das Comemorações dos 200 anos das Linhas de Torres, a inaugurar a 5 de Junho de 2010, pelas 15H00, com uma visita orientada.
Esta operação, multidisciplinar, engloba a produção de um conjunto de obras site-specific que invadirão pontos icónicos da cidade. O intuito é partir da comemoração de uma efeméride importante no contexto histórico de Torres Vedras para realizar um evento cultural de características inéditas a nível local que possibilite um olhar renovado da comunidade residente perante a cidade e, simultaneamente, promova o alargamento das acções culturais e artísticas desenvolvidas pelo município, conduzindo-o a um reconhecimento nacional.
Linhas Invisíveis visa, antes de mais, fomentar o (re)conhecimento e a valorização do espaço habitado através da arte contemporânea, afirmando o potencial desta enquanto elemento possibilitador de debate, diálogo e interacção.
Entendendo a arte contemporânea como instrumento de acção privilegiado na geração de conhecimento, reflexão e de novas experiências, pretende-se, com este projecto, introduzi-la como teaser, como agente de provocação, criando um sentimento disruptivo, em espaços que fazem parte do quotidiano e das vivências da comunidade local.
 A ideia é, portanto, captar a atenção dos habitantes de Torres para pontos específicos da cidade, de forte valor identitário e histórico, levando-os a ver algo que sempre esteve diante dos seus olhos, mas que raramente é verdadeiramente visto.
Até lá,

CONTENTORES

casabsoluta no Arquivo Municipal de Lisboa | Arquivo Fotográfico

sexta-feira, 28 de maio de 2010

INTERPOL AO VIVO NO CAMPO PEQUENO > 12 DE NOVEMBRO



Os norte-americanos Interpol, uma das bandas cuja base de fãs e respeito da crítica não têm parado de crescer em Portugal, ao longo da última década, preparam-se para lançar um dos mais aguardados álbuns de originais de  2010. Para o apresentar, vão entrar numa digressão com paragem já garantida no Campo Pequeno, onde vão actuar pela primeira vez, a 12 de Novembro.
Originário de Nova Iorque, os Interpol editaram o disco de estreia Turn On the Bright Lights em 2002. Alvo de aclamação por parte da crítica especializada, o álbum viria a tornar-se um sucesso comercial e levou a banda em digressão pelo mundo fora.
Passados apenas dois anos, surgiu o segundo longa-duração, Antics. O difícil segundo disco serviu para cimentar a importância dos Interpol e valeu-lhes o galardão de Disco de Ouro nos Estados Unidos e no Reino Unido.
Our Love to Admire, o terceiro registo, chegou em 2007 e consagrou os Interpol em todo o mundo, incluindo Portugal - alcançaram o sexto lugar do top de vendas nacional e actuaram perante um Coliseu de Lisboa completamente esgotado!

CAMPO PEQUENO (12 DE NOVEMBRO)

ABERTURA DE PORTAS * 20H00

INÍCIO DO ESPECTÁCULO * 21H00

THE PRODIGY EM PAREDES DE COURA > 31 DE JULHO



Os Prodigy são a mais recente confirmação do festival Paredes de Coura, que, depois de uma actuação incendiária no Pavilhão Atlântico, preparam-se agora para tomar de assalto a Praia Fluvial do Tabuão, dia 31 de Julho.

Liam Howlett, Keith Flint e Maxim são as três lendas-vivas do Rave-Punk que regressaram em grande com o último álbum “Invaders Must Die”. Temas como “Omen”, o homónimo “Invaders Must Die” ou “Take Me To The Hospital”, juntaram-se por direito próprio ao lote dos grandes clássicos dos Prodigy, como “Firestarter”, “Poison” e “Smack My Bitch Up”. 

Inauguração Nova Embaixada Lomográfica de Lisboa - 2 de Julho 2010


Do Bairro Alto  para a Baixa 
e do Analógico para o ainda
mais Analógico!
Novas instalações da Embaixada Lomográfica de Lisboa
Inauguração dia 2 de Julho
Andy Warhol dizia que não é o tempo que muda as coisas e que, se queremos mudança, temos mesmo que ser nós a fazê-la. A Embaixada Lomográfica de Lisboa subscreve essa ideia e, por isso, no ano em que comemora o seu décimo aniversário, resolveu aventurar-se até à baixa para criar um novo espaço de experimentação lomográfica multifuncional!

A nova loja-galeria é um espaço apetecível para aqueles que pensam que entrar no universo da lomografia é viajar numa cápsula do tempo, revivendo o mundo do analógico mas também é um espaço de fruição para aqueles que acreditam, pelo contrário, que entrar no universo lomográfico é disparar em todas as direcções e em todas as épocas!!

Na baixa pombalina, tens agora a oportunidade de experimentar com mais detalhe e... com história, com outra história, com mais história, as câmaras e o movimento de culto, conhecer e partilhar experiências com outros lomomaniacs, acompanhar as exposições mais intensamente coloridas e vividas do millieu, participar nos concursos, workshops e shootings que te oferecemos.

A nova loja oferece um espaço amplo, que inclui uma área de exposição renovada frequentemente, num registo lounge muito apelativo.
Para inaugurar o novo espaço vamos realizar uma festa de recepção no dia 2 de Julho (6ªf) , a partir das 18h, com muita música, djs, lomowalls, exposições e champagne!

Nova Morada: Rua da Assunção 15, 1100-042 Lisboa
Horário: Seg-Sáb, 11h-20h


Contactos: lomografiaportugal.com | info@lomografiaportugal.com | 93 351 63 73 | 93 843 90 60
Portanto não se esqueça, na melhor altura para estar em Lisboa, guarde este dia na agenda e venha comemorar connosco!

Atenciosamente,
Embaixada Lomográficada de Lisboa.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

PALCO OPTIMUS CLUBBING NO OPTIMUS ALIVE!10 > 8, 9 E 10 DE JULHO


PALCO OPTIMUS CLUBBING
8, 9 E 10 DE JULHO | OPTIMUS ALIVE!10



Um festival de música faz-se de música, muita e boa música! O Optimus Alive!10 orgulha-se de apresentar o Palco Optimus Clubbing, o terceiro espaço de música, que é, só por si, um festival dentro do festival.

Com cada uma das noites entregues a uma temática, vai ser possível assistir ao melhor da editora de Tiga, a Turbo Recordings (8 de Julho), um showcase da  editora que mudou a face da música nacional, a Enchufada (9 de Julho) e uma noite dedicada a Femina de Legendary Tigerman, onde, pela primeira vez, o disco será apresentado ao vivo com todas as convidadas do álbum (10 de Julho).


O canadiano Tiga é um dos nomes mais importantes da electrónica actual, não só como músico, mas também como patrão da influente Turbo Recordings, uma editora que tem lançado alguns dos nomes mais entusiasmantes das pistas de dança.

No Palco Optimus Clubbing, dia 8 de Julho, vão actuar alguns dos melhores DJ's e Live Acts da Turbo Recordings: Tiga (em apresentação exclusiva em Portugal), Aeroplane, Proxy (Live), Shit Robot, Villa Nah (Live), Matias Aguayo Band (Live), Boy 8-Bit, Jori Hulkkonen, Youthless e Thomas Von Party, vão impelir os corpos à dança pela noite dentro!





A portuguesa Enchufada veio revolucionar o panorama da música nacional, com a introdução de novos nomes e novas tendências que vieram revolucionar e internacionalizar a música portuguesa.

No dia 9 de Julho tomam conta do Palco Optimus Clubbing, onde vão apresentar as bandas mais importantes do seu catálogo, a par de nomes importantes da música de dança internacional, com o dubsteper britânico Benga, à cabeça. Para além de Benga, o palco vai ser invadido por Buraka Som Sistema (DJ Set), PAUS (Live), Sinden, Zombies for Money, Octa Push (Live) e Macacos do Chinês (DJ Set).


Pela primeira vez, The Legendary Tigerman vai apresentar ao vivo, na integra, com todas as convidadas do álbum, um dos discos mais importantes editados no ano passado: "Femina"! 

No Palco Optimus Clubbing, Asia Argento, Maria de Medeiros, Peaches, Rita Redshoes, Lisa Kekaula, Cibelle, Phoebe Killdeer, Becky Lee, Cláudia Efe e Mafalda Nascimento, vão juntar-se a Paulo Furtado para interpretar "Femina", o álbum que atingiu o galardão de Disco de Ouro!

Para além deste momento único, vai ser ainda possível assistir a concertos das mulheres das vozes de "Femina". The Bellrays, Phoebe Killdeer and The Short Straws, Micro Audio Waves,  Becky Lee and Drunkfoot e Cibelle, no seu novo projecto a solo, são as bandas que vão fazer do Palco Optimus Clubbing um sítio de paragem obrigatória, no dia 10 de Julho.


O MELHOR CARTAZ DE 2010:
Aeroplane, Alice in Chains, Benga, Biffy Clyro, Becky Lee and Drunkfoot, Bloody Beetroots Death Crew 77, Booka Shade, Boy 8-Bit, Boys Noize, Buraka Som Sistema (DJ Set), Burns, Calvin Harris (Live), Cibelle, Crookers, Deftones, Dropkick Murphys, Faith no More, Florence + The Machine, Girls, Gogol Bordello, Gomez, Gossip, Holy Ghost!, Hurts, Jet, Juri Hulkonnen, Kasabian, La Roux, LCD Soundsystem, Macacos do Chinês (DJ Set), Mão Morta, Manic Street Preachers, Matias Aguayo Band (Live), Micro Audio Waves, Miike Snow, Moonspell, Octa Push (Live), New Young Pony Club, PAUS, Peaches, Pearl Jam, Phoebe Killdeer and The Short Straws, Proxy (Live), Rebolledo, Shit Robot, Simian Mobile Disco, Sinden, Skunk Anansie, Steve Aoki, The Bellrays, The Big Pink, The Drums, The Legendary Tigerman, The Maccabees, The xx, Tiga, Villa Nah (Live), Thomas Von Party,Youthless e Zombies For Money.


Sábado 22: BLACK BOMBAIM | FAST EDDIE & THE RIVERSIDE MONKEYS : G.D.R. "Os Leças"



O próximo concerto organizado pela OUT.RA é já neste sábado, dia 22 Maio, pelas 22h na simpática colectividade "Os Leças", ali no coração do Alto do Seixalinho - primeira vez também que saímos do centro do Barreiro, para rockar.

É com um prazer imenso que apresentamos a estreia no Barreiro dos cada vez mais míticos e estimados BLACK BOMBAIM, banda de Barcelos que tem vindo a colocar o rock psicadélico e freak-out de novo no mapa. A abrir, os ilustres representantes barreirenses na contenda sónica, FAST EDDIE & THE RIVERSIDE MONKEYS. 

Os bilhetes valem 4€ (metade desse valor para os sócios da OUT.RA), e os concertos começam às 22h.


BLACK BOMBAIM

É extremamente raro encontrar sentido num hype, quer seja baseado numa cena local, quer num género musical, mas o caso dos Black Bombaim, quer na sua associação à vaga de bandas rock recentemente surgidas na insuspeita cidade de Barcelos, quer no movimento stoner-doom-desert rock (enfim, de gente que ouviu em exclusividade Kyuss e/ ou Fu Manchu durante demasiado tempo) que se vem espalhando pelo país, é bastante específico. É-o porque eles são, em primeiro lugar, os melhores e mais interessantes representantes de ambos os “movimentos”. Porque seriam uma grande banda mesmo que fossem a única banda de Barcelos, e porque são uma das poucas  (talvez a única, a par dos viseenses The Guv) bandas da cena stoner em Portugal que vai beber a inspiração à fonte certa: à origem - ao peso dos Sabbath e à liberdade cósmica dos Floyd. Um concerto dos Black Bombaim, hoje, é a grande experiência psicadélica: um groove pesado, sólido, imponente, e uma guitarra que não pára de apontar ao infinito. O primeiro disco, “Saturdays & Space Travels”, saído há poucos meses pela editora portuense Lovers & Lollypops, é um petardo de electricidade cósmica gloriosamente pentatónico, que vem confirmar e reforçar tudo o que deles se esperava. Vai ser incrível a estreia destes rapazes no Barreiro.


FAST EDDIE & THE RIVERSIDE MONKEYS

Fast Eddie, mestre barreirense das seis cordas e verdadeiro bluesman desta terra de sonho e futuro,  forma com os Riverside Monkeys um power-trio benzido a blues, rock n'roll, garage, algum stoner-rock, sempre sujo, épico, como uns AC/DC rednecks assombrados não pelo deserto nem pela província mas sim pelas chuvas de amoníaco e o sol dos subúrbios. “Baptize me in wine”, o primeiro disco (e o single homónimo) é um tratado de rock cavernoso, mas com boogie e groove, e de guitarras tão 70's que nem dá para contar,  Vai ser uma master-class para os não iniciados.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

WORKSHOP CINEMA SUPER 8 - VERÂO

Noite com MARIA BETHÂNIA e CELSO FONSECA fecha cartaz do CASCAIS COOLJAZZFEST 2010



Pela primeira vez o CooljazzFest dedica uma noite à música brasileira. Dois dos mais importantes artistas da MPB foram convidados a estarem presentes para dois espectáculos que se pretende sejam memoráveis. MARIA BETHÂNIA e CELSO FONSECA encerram assim com chave de ouro o cartaz da 7ª edição do CooljazzFest.


MARIA BETHÂNIA um dos expoentes máximos da música brasileira, mundialmente conhecida e com mais de 45 anos de carreira, volta a Portugal para um concerto recheado de surpresas. Sempre que Maria Bethânia entra em palco, a sua magia contagia a plateia, e os concertos são sempre momentos de rara beleza. AMOR FESTA E DEVOÇÃO é o seu mais recente espectáculo. Uma combinação perfeita dos dois últimos trabalhos editados em 2009 ENCANTERIA e TUA. No entanto, Maria Bethânia brindará o público presente com alguns dos grandes clássicos que fizeram dela a artista que é.
Dia 22 de Julho o palco do Hipódromo Manuel Possolo recebe a rainha da Música Popular Brasileira. Senhoras e senhoras Maria Bethânia espera por si!


CELSO FONSECA cantor, autor e compositor vem a Portugal para apresentar o seu mais recente trabalho VOZ e VIOLÃO, um disco onde o artista homenageia alguns dos compositores que mais admira. Tom Jobim, Chico Buarque, Roberto e Erasmo Carlos, Baden Powell e Rita Lee vão desfilar pelo palco do Hipódromo Manuel Possolo na voz de Celso Fonseca.
Artistas como Maria Bethânia, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Ana Carolina, Carlinhos Brown, Zizi Possi e Nana Caymi entre outros, já gravaram canções deste conceituado compositor.
Dia 22 de Julho, às 21hs30, o Cascais CoolJazzFest’10 orgulha-se de apresentar dois grandes artistas numa noite de luxo.


Cartaz completo do CooljazzFest'10, 
7ª Edição
CASCAIS COOLJAZZFEST

REGINA SPEKTOR // 1 JULHO, 22H00, Parque Palmela
CHRIS ISAAK // 5 JULHO, 22H00, Parque Marechal Carmona
NORAH JONES // 13 JULHO, 22H00, Hipódromo Manuel Possolo
NOITE DE JAZZ EM PORTUGUÊS: ANTÓNIO PINHO VARGAS, LAURENT FILIPE, GROOVE4TET // 17 JULHO, 21H00, Parque Marechal Carmona
MARIA BETHÂNIA e CELSO FONSECA // 22 JULHO, 21H30, Hipódromo Manuel Possolo
CORINNE BAILEY RAE // 24 JULHO, 22H00, Parque Marechal Carmona
DIANA KRALL // 25 JULHO, 22H00, Hipódromo Manuel Possolo
CLUB DES BELUGAS ORCHESTRA // 27 JULHO, 22H00, Parque Marechal Carmona
ELVIS COSTELLO & THE SUGARCANES // 28 JULHO, 22H00, Parque Marechal Carmona
SOLOMON BURKE SPECIAL GUEST JOSS STONE // 29 JULHO, 22H00, Parque Marechal Carmona

MAFRA COOLJAZZFEST
DEOLINDA // 20 JULHO, 22H00, Jardim do Cerco
ORQUESTRA BUENA VISTA SOCIAL CLUB FEAT. OMARA PORTUONDO // 23 JULHO, 22H00, Jardim do Cerco



terça-feira, 18 de maio de 2010

"Triángulo de Amor Bizarro - De la Monarquía a la..."

PEIXE:AVIÃO com download gratuito de single "N o jogo da quimera"

PAREDES DE COURA > MAIS TRÊS CONFIRMAÇÕES PARA A 18ª EDIÇÃO > PROMOÇÃO ATÉ 31 DE MAIO


MAIS TRÊS CONFIRMAÇÕES PARA O 18º PAREDES DE COURA!





Da costa Oeste dos Estados Unidos, chega ao Festival Paredes de Coura, um cocktail sónico chamado Best Coast, com ingredientes surf rock dos anos sessenta e pop lo-fi, que temos a honra de vos servir em jeito de boas vindas, no dia 28 de Julho!

Bethany Consentino não é uma estranha nestas andanças! Ex-membro das não menos hipnóticas e experimentais Pocahaunted, decide entretanto afastar-se para seguir outro rumo, juntando-se a Bobb Bruno para criar um projecto em 2009 que apelidaria de Best Coast.

Os singles “Something In The Way”, “Make You Mine”, “So Gone”, “Where The Boys Are” e outros tantos já editados, constituem um excelente aperitivo para um Verão que se quer escaldante a pensar no sol e na praia, mas também nos magníficos fins de tarde nas margens do Rio Coura.


Rock sujo, directo e sem contemplações, eis a Vivian Girls!

Este trio de felinas oriundas de Brooklyn/NY, seguidoras de uma estética lo-fi/punk sem qualquer compromisso estético, destilam canções rápidas de melodias simples que nos fazem pensar numa aliança entre Velvet Underground e Ramones.

Com dois álbuns editados até à data, as Vivian Girls fazem parte de uma linhagem de bandas que emergem no outro lado do Atlântico, a par de entre outros, os Wavves, Best Coast e No Age, que não deixam indiferente o mais comum dos apreciadores de boa música que vagueiam pelo recinto do Festival Paredes de Coura.




Kristian Matsson a.k.a. The Tallest Man On Earth é um trovador que exorcisa com mestria o fantasma de Dylan, criando canções plenas de beleza e simplicidade, próprias para um cenário tão idílico como o Festival Paredes de Coura. 

Ao segundo álbum “The Wild Hunt”, de 2010, que sucedeu a “Shallow Grave”, editado em 2008, o músico sueco afirma-se como um valor seguro proveniente das paisagens frias da Escandinávia, conquistando passo a passo, um lugar de destaque no panorama musical actual, facto que não passou despercebido a John Vanderslice e aos Bon Iver, que o convidaram para os acompanhar na digressão de 2009.

No dia 30 de Julho chega a Portugal para um concerto no Festival Paredes de Coura, onde mais poderia ser?



REGINA SPEKTOR: Pela primeira vez em Portugal, na abertura do Cascais CooljazzFest’10


REGINA SPEKTOR: Pela primeira vez em Portugal, na abertura do Cascais CooljazzFest’10
Após ter emergido da cena anti-folk nova-iorquina REGINA SPEKTOR é reconhecida mundialmente como uma das mais talentosas artistas do momento.
REGINA SPEKTOR
01 de Julho, Pq. Palmela.


Natural de Moscovo, REGINA SPEKTOR tornou-se reconhecida mundialmente como uma das mais talentosas artistas do momento, ao emergir da cena anti-folk americana.

Ao tomar contacto com o trabalho de Joni Mitchel e Ani DiFranco entre outros, Regina acreditou que podia compor as suas próprias músicas, e foi assim que escreveu A Cappella aos dezasseis anos, e as primeiras músicas com voz e piano perto dos dezoito.

Gradualmente começou a ser notada e conhecida através das suas actuações na cidade de Nova Iorque, mais concretamente no East Village´s Sidewalk Café, no Living Room, no Tonic e Knitting Factory entre outros.

Temas como “You Dont Know Me “ em parceria com Ben Folds  ou a sua versão de “Real Love” dos Beatles , não sendo temas do seu próprio reportório,  foram os grandes responsáveis pelo seu reconhecimento mundial.


FAR é o último CD editado em 2009 de onde se destaca o single de apresentação, “Laughing With”. Embora com letras intimistas este é um disco com um tom mais pop que os anteriores.

CCB | Dança e Música | "A Sagração da Primavera" por Olga Roriz + "Before Spring" de Luís Tinoco pela OrchestrUtopica



DUAS ESTREIAS
UM ÚNICO ESPECTÁCULO
MÚSICA e DANÇA unem-se para reinventar


É em fase de plena maturidade artística que a coreógrafa Olga Roriz e o compositor Luís Tinoco aceitam este desafio do CCB: Luís Tinoco lança uma ponte para a música de Stravinsky e Olga Roriz cria a sua própria Sagração da Primavera, “ritual” quase obrigatório no percurso de um coreógrafo.




- I Parte -

Before Spring

Uma decisão inequívoca Luís Tinoco

Composição | Luís Tinoco
Interpretação | OrquestrUtopica
Direcção | Cesário Costa


- II Parte -

A Sagração da Primavera

Uma loucura completa Olga Roriz

Direcção e Coreografia | Olga Roriz
Música | Igor Stravinsky
Interpretação | OML
Direcção | Cesário Costa



29 e 30 MAIO | 2 e 3 JUNHO

Sábado, 29 Maio e quarta-feira, 2 Junho | 21H
Domingo, 30 Maio e quinta-feira, 3 Junho | 17H

Grande Auditório



Conferência | Conversa

A obra reencontrada

Conferencistas | Rui Vieira Nery e Maria José Fazenda
Com | Olga Roriz, Luís Tinoco, Cesário Costa, José Júlio Lopes

Domingo, 30 Maio | 18H30 | Entrada Livre

DEVENDRA BANHART NO PALCO SUPER BOCK > 8 JULHO > OPTIMUS ALIVE!10



O norte-americano Devendra Banhart é a mais recente confirmação para o Palco Super Bock do Optimus Alive!10, onde se junta, no dia 8 de Julho, aos já confirmados Florence + The Machine, The xx, The Drums, La Roux, Burns e Calvin Harris (Live).
Indiscutivelmente um dos nomes mais importantes da nova cena folk norte-americana, Devendra Banhart editou em 2002 o álbum de estreia, "The Charles C. Leary". Senhor de uma profícua carreira, conta, até à data, com 7 discos de originais.
Muito influenciado pela música indiana (por influência dos pais) e latina (por ter passado alguns anos da adolescência na Venezuela), Devendra Banhart é um compositor único com rasgos de criatividade ao alcance de muito poucos. Dia 8 de Julho não vai comer "peira em Santa Maria da Feira", mas vai subir ao Palco Super Bock do Optimus Alive!10.

Artistas já confirmados: Alice in Chains, Biffy Clyro, Bloody Beetroots Death Crew 77, Booka Shade, Boys Noize, Burns, Calvin Harris (Live), Crookers, Deftones, Devendra Banhart, Dropkick Murphys, Faith no More, Florence + The Machine, Girls, Gogol Bordello, Gomez, Gossip, Holy Ghost!, Hurts, Jet, Kasabian, La Roux, LCD Soundsystem, Mão Morta, Manic Street Preachers, Miike Snow, Moonspell, New Young Pony Club, Peaches, Pearl Jam, Simian Mobile Disco, Skunk Anansie, Steve Aoki, The Big Pink, The Drums, The Maccabees e The xx.

Jorge Ferraz Trio "Humanos Abençoados e Outros Contos"

CCB | em Maio os Artistas Unidos voltam a Pinter: COMEMORAÇÃO & A NOVA ORDEM MUNDIAL



Os ARTISTAS UNIDOS voltam a HAROLD PINTER
com a apresentação de Comemoração, a última peça do Autor,
e o breve sketch A Nova Ordem Mundial
estreiam no CCB no final de Maio
Pois tudo se passa agora, neste mundo que esqueceu a paz.

COMEMORAÇÃO & A NOVA ORDEM MUNDIAL
 CCB, 21 A 27 MAIO NO PEQUENO AUDITÓRIO
Dias 21, 22, 24, 26, 27 de Maio: 21h00 | Dia 23 às 17h00

“Harold Pinter. Um universo de incertezas, contradições, mentiras, invenções, não-ditos, uma escrita sucinta, rarefeita. E um diabólico domínio da língua que lhe permite, com quase nada, criar tensões. Numa segunda metade do século XX dinamitada por tantas vanguardas, Pinter insistiu sempre no realismo presencial do teatro: um sofá é um sofá, e ele gosta de quartos de três paredes. Os seus celebrados diálogos são coloquiais e muitas vezes anódinos. Mas um ‘bom dia’ dito por uma personagem sua pode ser um jogo mortal e não uma fórmula de cortesia.”
(Jorge Silva Melo)

OEIRAS SOUNDS > ROXY MUSIC AO VIVO DIA 22 DE JULHO




O Oeiras Sounds orgulha-se de apresentar, dia 22 de Julho, os míticos Roxy Music! A banda, liderada por Brian Ferry, actua nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal para apresentar os grandes êxitos da sua brilhante carreira.
Criados em 1971, depois de Brian Ferry ter terminado o curso de arte, os Roxy Music ficaram conhecidos pela abordagem mais cuidada e sofisticada que trouxeram ao rock britânico, influenciando a grande maioria de bandas New Wave e Electrónica que surgiram na década de 80.
Dia 22 de Julho, no Oeiras Sounds, vai ser possível ouvir temas incontornáveis da história da música, como "More Than This", "Avalon" ou "Love is The Drug", cantados pela voz única de Brian Ferry, no magnífico bucólico verde dos Jardins do Palácio Marquês de Pombal. Imperdível!
Para além dos Roxy Music, está igualmente confirmada a presença dos Gotan Project no Oeiras Sounds, dia 18 de Julho, no mesmo local.

OEIRAS SOUNDS > GOTAN PROJECT AO VIVO DIA 18 DE JULHO



Após uma edição de estreia recheada de grandes concertos, o Oeiras Sounds está de volta aos magníficos Jardins do Palácio Marquês de Pombal. Os Gotan Project, que actuam no dia 18 de Julho, são a primeira banda confirmada para a edição de 2010.
Percursores de um estilo musical que mescla o Tango com a música Electrónica, os Gotan Project há muito tempo que entraram no coração do público português. Desde a edição de "La Revancha del Tango", em 2001, a banda tem vindo a aumentar a base de fãs, que acorre em massa aos espectáculos ao vivo.
Com uma composição multinacional, um francês, um argentino e um suíço, os Gotan Project colocam as suas diferentes vivências ao serviço de um projecto que se inspira em todo o mundo para criar um mundo novo.
Em breve serão anunciados mais artistas para a edição de 2010 do Oeiras Sounds, um evento que extravasa as definições clássicas de género musical, celebrando a música pelo sentimento e pela paixão.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

O alkantara festival no São Luiz

De 21 de Maio a 9 de Junho, o alkantara festival acolhe cerca de 30 performances de dança, de teatro e de tudo o que se encontra entre eles de artistas oriundos da Argentina, Áustria, Canada, Croácia, Suíça, Egipto, Estados Unidos, França, Portugal, Bélgica, Japão, China, Países Baixos, Brasil, Espanha, Hungria, Nova Zelândia, África do Sul, Dinamarca, Equador, Grécia, Itália, entre outros. Trazem as suas histórias locais e globais, sobre o universal e o particular, o passado e o futuro, lendas de beleza ou distúrbio num mundo em rápida mudança. Contudo, têm algo em comum: o desejo de entrar em diálogo com o espectador no esforço de compreender estes tempos desconcertantes e alcançar, talvez, algumas respostas; ou, mais provavelmente, reformular as nossas questões; ou, eventualmente, aumentar a confusão. Vinte dias de performances inovadoras e estimulantes que irão desestabilizar as nossas perspectivas.


Mais info...

CICLO GRANDE PRÉMIO DO CINEMA AFRICANO - IFP

CINEMA À SEGUNDA
CICLO GRANDE PRÉMIO DO CINEMA AFRICANO
NOS MESES DE MAIO E JUNHO
 2ª FEIRAS às19h00
ENTRADA LIVRE 
O Instituto Franco-Português convida-vos a descobrir, todas as segundas-feiras dos meses de Maio e Junho, algumas obras-primas do cinema africano.
Esta selecção de 9 filmes, premiados no âmbito do célebre Festival Panafricano de Cinema de Ouagoudougou (FESPACO) propõe-vos uma viagem do norte até à extremidade sul de um continente de facetas mil.
Lutas sociais, emigração, tradição e modernidade, amor e dignidade... são parte dos temas brilhantemente evocados pelas obras de grandes nomes do cinema como Souleyman Cissé, Adderrahmane Sissako, Ideissa Ouedraog ou Nabil Ayiuch.
Estes filmes foram realizados ao longo de trinta anos. E é graças ao trabalho de conservação e reedição da Cinémathèque Afrique de Cultures France que podemos apreciar hoje a riqueza do património cinematográfico deste continente.
Boas viagens! Belas descobertas!


CCB | SILÊNCIO - oficina de teatro da Fábrica das Artes


PROGRAMAÇÃO PARA GRAÚDOS
EM MAIO NA FÁBRICA DAS ARTES DO CCB


Em Maio o CCB/Fábrica das Artes vai ter um mês muito rico em programação para Graúdos. Contadores de histórias, bailarinos, actores, músicos e artistas plásticos vão por cá passar, trazendo consigo um pouco de magia para partilhar com os Graúdos, os Muitos Graúdos e os Muito Muito Graúdos.
Por agora, chamamos atenção para a oficina “Silêncio”. Coordenada por Suzana Branco, esta oficina de teatro irá decorrer já nos próximos dias 12, 13 e 15 de Maio. Inscrevam-se enquanto há vagas. Os primeiros dois dias já estão praticamente esgotados!