sexta-feira, 30 de maio de 2008

FMM Sines 2008 - Festival Músicas do Mundo


Festival Músicas do Mundo de Sines comemora 10 anos com 10 dias de concertos
O pai do rock chinês, Cui Jian, a diva da música indiana, Asha Bhosle, e o grupo seminal do movimento hip hop, The Last Poets, são três destaques entre os 40 espectáculos programados.

O maior evento na área da “world music” realizado em Portugal, o FMM Sines - Festival Músicas do Mundo comemora o seu 10.º aniversário com um programa de 10 dias de música e iniciativas paralelas. O pai do rock chinês, Cui Jian, a diva da música indiana, Asha Bhosle, e o grupo seminal do movimento hip hop, The Last Poets, são três destaques do programa de 40 concertos marcado para entre os dias 17 e 26 de Julho.

Repartido por quatro palcos, um na aldeia de Porto Covo (junto ao Porto de Pesca) e três na cidade de Sines (Castelo, Avenida Vasco da Gama e Centro de Artes), o festival 2008 apresenta um retrato sonoro do mundo no início do século com alguns dos mais destacados criadores musicais actualmente a trabalhar em África, Ásia, Américas, Europa e Médio Oriente.

ÁFRICA

De África, logo no primeiro dia, 17 de Julho, chega a estrela do ano no circuito “world music”. Originário do Mali, Bassekou Kouyaté & Ngoni Ba acaba de vencer as categorias de melhor grupo africano e melhor disco do ano nos mais prestigiados prémios de “world music”, atribuídos pela BBC Radio 3.

Premiados pela BBC na categoria Cruzamento de Culturas -, Justin Adams & Juldeh Camara (Reino Unido / Gâmbia) incendeiam o FMM com o repertório do disco “Soul Science”.

Responsável por outro dos discos do ano, “Made in Dakar”, um dos grupos pioneiros da pop africana, Orchestra Baobab (Senegal), apresenta um espectáculo onde África e Cuba se encontram.

Vindos da República Democrática do Congo, os Kasaï Allstars criam uma festa original com instrumentos locais electrificados.

Mais próximo da tradição, Dizu Plaatjies’ Ibuyambo Ensemble (África do Sul) traça um percurso pelas melhores músicas da África subsariana.

A cantautora maliana Rokia Traoré, uma das mais interessantes jovens artistas do continente, apresenta o seu novo disco “Tchamanché”, lançado em Maio.

Toto Bona Lokua (Antilhas Francesas / Camarões / R. D. Congo) junta os músicos Gerald Toto, Richard Bona e Lokua Kanza num espectáculo de grande requinte vocal e acústico.

A cantora Herminia, uma das pérolas da música cabo-verdiana, e o artista que deu dimensão global à música de Angola, Waldemar Bastos, representam os países africanos de expressão portuguesa.

ÁSIA

Cui Jian, uma das mais importantes figuras da música moderna chinesa, marca o programa asiático do festival. Grande responsável pela criação de uma cultura rock no país do Sol Nascente, Cui Jian faz em Sines a sua estreia em Portugal.

Também em estreia nacional no FMM estará Asha Bhosle. Diva maior da música de Bollywood, com um recorde de mais de 12 mil canções gravadas, é uma das figuras mais amadas pelo povo indiano e uma das grandes cantoras do mundo.

Do Paquistão, chega Asif Ali Khan & Party, com o canto hipnótico de um dos mestres da música “qâwwali”.

AMÉRICAS

Os EUA marcam em 2008 uma das presenças mais fortes de sempre no Festival Músicas do Mundo.

O grande destaque é The Last Poets, grupo de músicos poetas nascido no contexto das lutas pelos direitos civis dos anos 60 que está na origem da fundação do movimento hip hop.

A orquestra Antibalas, autora de um dos melhores discos de 2007, “Security”, transporta o afrobeat para a nova geração.

Um dos grupos pioneiros do punk de fusão, Firewater, traz a Sines o repertório do seu novo disco, “The Golden Hour”, onde o rock entra em diálogo com as músicas do Oriente.

Depois de um longo período passado na África Ocidental, o quinteto instrumental Toubab Krewe dá uma reinterpretação rock às músicas da região.

Ainda originária dos EUA, Hazmat Modine, uma das melhores bandas das Américas no ano que passou, inventa uma banda sonora global para a metrópole Nova Iorque.

Considerado um dos mais promissores poetas do Reino Unido, Anthony Joseph, natural da ilha caribenha de Trinidad, traz um espectáculo de “spoken word” com a sua The Spasm Band e o convidado americano Joe Bowie, ex-Defunkt.

A Tribute do Andy Palacio feat. Special Guests conta com músicos “garifuna” do Belize e das Honduras para um concerto de tributo a Andy Palacio, vencedor da categoria “Américas” nos últimos prémios da BBC, falecido no início deste ano.

Nortec Collective presents Bostich and Fussible (México) cruza música “norteña” mexicana e música techno para uma noite de dança.

Do Brasil vem o forró de Silvério Pessoa e de Siba e a Fuloresta, dois projectos enquadrados na renovação da música do Nordeste.

EUROPA

O contingente português do FMM 2008 inclui o novo fado de A Naifa, a dupla instrumental Dead Combo, a cantora / compositora Danae (que faz em Sines a apresentação oficial do seu novo disco, “Cafuca”), e dois espectáculos com a marca FMM: o novo espectáculo audiovisual do quarteto de concertinas Danças Ocultas e o quinteto Mandrágora, que se deslocou à Bretanha para uma residência artística e apresenta os seus resultados em exclusivo neste festival.

A revelação da música galega, Marful, traz o espectáculo “Salón de Baile”, com fortes influências da América Latina. Também da Galiza, Serra-lhe Aí!!! & Os Rosais trabalham a música festiva das tabernas e aldeias da região.

A zona do Mediterrâneo europeu é representada pelos marselheses Lo Còr de la Plana, que recuperam a música polifónica da Occitânia, e pelo novo espectáculo do italiano Enzo em Sines o repertório do disco “Gee Whiz, but this a Lonesome Town” (2007).

A checa Iva Bittová, uma das figuras mais originais da vanguarda contemporânea, dá em Sines um concerto a solo, apenas com a força da sua voz e do seu violino.

Moskow Art Trio (Rússia / Noruega) é um laboratório de jazz, folclore e música clássica.

A “big band” belga Flat Earth Society junta-se ao mago finlandês Jimi Tenor para um espectáculo imprevisível em que o jazz é apenas um de mil ingredientes.

KTU, o projecto constituído pelo acordeonista finlandês Kimmo Pohjonen e dois ex-membros da banda de rock progressivo King Crimson, está em Sines com disco novo na forja.

Com núcleo na Suíça, o quarteto Doran – Stucky – Studer – Tacuma pega no legado de Jimi Hendrix e constrói uma “jam session” poderosa.

MÉDIO ORIENTE

O Médio Oriente é em 2008 representando por dois projectos israelitas.

Koby Israelite, compositor e acordeonista israelita radicado no Reino Unido, mostra como a sua fusão de jazz com klezmer e música cigana se destaca no novo catálogo da editora Tzadik.

Com ambientes Kusturica e Tarantino, a banda de “surf rock” Boom Pam dá o último concerto do FMM.

INICIATIVAS PARALELAS

O programa do festival prolonga-se num conjunto de iniciativas paralelas, que incluem ateliês para crianças e adolescentes ministrados por artistas do festival, workshops e conversas com artistas, um ciclo de cinema dedicado ao tema das migrações, “jam sessions” e DJing.

Nos dois dias anteriores ao início do festival (15 e 16 de Julho), realiza-se o seminário “A Barreira do Som: Música, Cultura e Nação”, organizado em conjunto pela Câmara Municipal de Sines e pelo INET - Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa. Com coordenação científica de Manuel Deniz Silva, constituirá um momento de reflexão sobre o fenómeno da “world music” e sobre as identidades musicais no contexto do mundo globalizado.

Considerado um dos eventos musicais de referência realizados em Portugal, o Festival Músicas do Mundo recebeu, desde a sua criação em 1999, mais de 120 concertos e um total estimado de 240 mil espectadores. É uma organização da Câmara Municipal de Sines.

ALINHAMENTO COMPLETO DOS CONCERTOS

Quinta-feira, 17 de Julho

Siba e a Fuloresta (Brasil), 19h00, Ruas do CAS
Bassekou Kouyaté & Ngoni Ba (Mali), 22h00, Auditório do CAS
Serra-lhe Aí!!! & Os Rosais (Galiza), 00h00, Ruas do CAS

Sexta-feira, 18 de Julho

A Naifa (Portugal), 21h30, Porto Covo
Herminia (Cabo Verde), 23h00, Porto Covo
Hazmat Modine (EUA), 00h30, Porto Covo

Sábado, 19 de Julho

Flat Earth Society meets Jimi Tenor (Bélgica / Fin.), 21h30, Porto Covo
The Last Poets (EUA), 23h00, Porto Covo
Enzo Avitabile & Bottari (Itália), 00h30, Porto Covo

Domingo, 20 de Julho

Danças Ocultas (Portugal), 21h30, Porto Covo
Asha Bhosle (Índia), 23h00, Porto Covo
A Tribute to Andy Palacio feat. Special Guests (Belize / Honduras), 00h30, Porto Covo

Segunda-feira, 21 de Julho

Moscow Art Trio (Rússia / Noruega), 22h00, Auditório do CAS
Lo Còr de la Plana (Occitânia), 23h30, Auditório do CAS
Danae (Portugal), 01h00, Ruas do CAS

Terça-feira, 22 de Julho

Iva Bittová (Rep. Checa), 22h00, Auditório do CAS
Moriarty (EUA / França), 23h30, Auditório do CAS
Dead Combo (Portugal), 01h00, Ruas do CAS

Quarta-feira, 23 de Julho

Waldemar Bastos (Angola), 21h30, Castelo
Justin Adams & Juldeh Camara (R. Unido / Gâmbia), 23h00, Castelo
Kasaï Allstars (RD Congo), 00h30, Castelo
Anthony Joseph & The Spasm Band feat. Joe Bowie (Trinidad / R. Unido / Estados Unidos), 02h30, Av. Praia

Quinta-feira, 24 de Julho

Mandrágora & Special Guests (Portugal / Bretanha), 19h30, Av. Praia
Marful “Salón de Baile” (Galiza), 21h30, Castelo
Toto Bona Lokua (Antilhas Fr./Camarões/Congo), 23h00, Castelo
Orquestra Baobab (Senegal), 00h30, Castelo
Silvério Pessoa (Brasil), 02h15, Av. Praia
Toubab Krewe (EUA), 03h45, Av. Praia

Sexta-feira, 25 de Julho

Rachel Unthank & The Winterset (Reino Unido), 19h30, Av. Praia
Asif Ali Khan & Party (Paquistão), 21h30, Castelo
KTU (Finlândia/EUA), 23h00, Castelo
Cui Jian (China), 00h30, Castelo
Firewater (EUA), 02h15, Av.
Praia
Nortec Collective presents Bostich and Fussible (México), 03h45, Av.
Praia

Sábado, 26 de Julho

The Dizu Plaatjies’ Ibuyambo Ensemble (África Sul), 19h30, Av. Praia
Koby Israelite (Israel / Reino Unido), 21h30, Castelo
Rokia Traoré (Mali / França), 23h00, Castelo
Doran - Stucky - Studer - Tacuma (Irl. / Suíça / EUA), 00h30, Castelo
Antibalas (EUA), 02h30, Av. Praia
Boom Pam (Israel), 04h00, Av. Praia

BILHETES

Concertos no Auditório do Centro de Artes: 10 euros / dia
Concertos nas ruas do Centro de Artes: entrada livre
Concertos em Porto Covo: 5 euros / dia
Concertos no Castelo: 10 euros / dia
Concertos na Avenida Vasco da Gama: entrada livre

Mais informações: www.fmm.com.pt

sexta-feira, 9 de maio de 2008

12 anos da Revista Bíblia

AGORA É QUE É, COMEÇARAM AS COMEMORAÇÕES OFICIAIS

DO 12º ANIVERSÁRIO DA REVISTA BÍBLIA


Dia 10 de Maio, Sábado, terá lugar no Cabaret Maxime (Praça da Alegria, nº 58 ) mais uma iniciativa da Revista Bíblia.

Com abertura das portas às 23h00, quem para lá se encaminhar terá a oportunidade de assistir à actuação ao vivo de:

CÃO (rock de amor digital) www.myspace.com/ocao

NSEKT (sessão diferente do habitual) www.myspace.com/nsekt

e ainda,

DJ Vaipes (com clássicos do futuro) até às 4 da manhã!!

Será também lançado um novo número da revista nossa amiga, 365, editada por Fernando Alvim.

Esta será mesmo uma festa em grande, a festejarmos o 12º aniversário da revista Bíblia.



segunda-feira, 5 de maio de 2008

Mayra Andrade recebe distinção em Cuba


foto: Rui Luis

Está a ser uma Primavera muito alegre para Mayra Andrade que continua a somar louvores: depois do prémio da BBC 3 World Music, do disco de ouro em Portugal e, claro não podemos esquecer, da actuação no Carnegie Hall de Nova Iorque daqui a uns dias, chegou agora a vez de Cuba distinguir a cantora Cabo-verdiana (nascida em Havana). No próximo dia 17 de Maio o seu álbum Navega receberá um dos quatro prémios internacionais Cubadisco 2008: Mayra partilhará este previlégio com Chico Buarque, Ojos de Brujo e Montserrat Caballé.

Mayra Andrade estará de regresso ao nosso país a 11 de Julho para o Cool Jazz Fest e a 8 de Agosto para o Festival Sons do Atlântico.

2008, Um Festival Pina Bausch


A ideia de Um Festival Pina Bausch em Lisboa, em 2008, no Teatro São Luiz e no Centro Cultural de Belém, parte do exclusivo interesse das direcções artísticas destas duas instituições. Com efeito, 1994 e 1998 são duas datas relevantes para que se possa agora compreender a razão desta nova iniciativa, 2008 – Um Festival Pina Bausch:

1994 – Lisboa, Capital Europeia da Cultura: Jorge Salavisa, como programador da dança, traz a Lisboa as grandes obras de Pina Bausch, entre elas A Sagração da Primavera, Café Müller, Kontakthof, Viktor e 1980.

1998 – EXPO 98, Festival dos 100 Dias: António Mega Ferreira convida Pina Bausch para uma residência artística que culmina com a criação de uma peça de sua autoria sobre Lisboa, Masurca Fogo.

É assim que se volta a sentir a necessidade de dar continuidade a iniciativas, que, a seu tempo, marcaram Lisboa como paragem e fonte de inspiração obrigatória na obra artística de Pina Bausch. Este será um festival diferente.



PROGRAMA DO FESTIVAL:


NEFÉS

Uma peça de Pina Bausch – Tanztheater Wuppertal.
2 E 3 MAIO, SEXTA E SÁBADO, 21H, GRANDE AUDITÓRIO, CCB

CAFÉ MÜLLER

Uma peça de Pina Bausch – Tanztheater Wuppertal.
4 E 5 MAIO, DOMINGO E SEGUNDA, 21H, SALA PRINCIPAL, SLTM
8 E 9 MAIO, QUINTA E SEXTA, 18H, SALA PRINCIPAL, SLTM

O LAMENTO DA IMPERATRIZ

Um filme de Pina Bausch. Comentado por José Sasportes
4 MAIO, DOMINGO, 22H, JARDIM DE INVERNO, SLTM, ENTRADA LIVRE

CONVERSA COM DOMINIQUE MERCY, NAZARETH PANADERO E LUÍSA TAVEIRA

5 MAIO, SEGUNDA, 22H, JARDIM DE INVERNO, SLTM, ENTRADA LIVRE


LISSABON – WUPPERTAL – LISBOA

Um filme de Fernando Lopes. Comentado por Fernando Lopes, Maria João Seixas e António Mega Ferreira.
6 MAIO, TERÇA, 22H, JARDIM DE INVERNO, SLTM, ENTRADA LIVRE


MASURCA FOGO

Uma peça de Pina Bausch – Tanztheater Wuppertal.
7, 8 E 9 MAIO, QUARTA A SEXTA, 21H, GRANDE AUDITÓRIO, CCB


A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA

Um filme de Pina Bausch. Comentado por Olga Roriz e Rui Horta.
7 MAIO, QUARTA, 22H, JARDIM DE INVERNO, SLTM, ENTRADA LIVRE


CONVERSA COM PETER PABST – 28 ANOS DE CENÁRIOS PARA PINA

8 MAIO, QUINTA, 22H, JARDIM DE INVERNO, SLTM, ENTRADA LIVRE

PLENO OUT JAZZ 2008


(foto: Rui Luis)

5 Meses, 5 jardins

É a chegada do evento que leva a atmosfera cool, o espírito zen e as novas tendências da música Jazz a vários jardins de Lisboa.

Pleno Tisanas apresenta a segunda edição do Pleno Out Jazz; um evento que pretende levar esta área cultural para espaços ao ar livre, aproveitando os meses de sol e os jardins da cidade.

Cada mês um jardim, todos os domingos a partir das 17h. A tarde começa com um concerto e continua com um Dj set a partir das 19h até ao anoitecer. O cenário é completado por sombras, pufs e um bar exclusivo Pleno Tisanas. A ideia é criar um ambiente calmo e descontraído em contacto com a natureza e o mundo do Jazz, uma experiência estimulante, na qual pode participar toda a família, onde todos se vão sentir bem.

Os espaços escolhidos são amplos e agradáveis. Lisboa tem jardins muito especiais, é altura de os aproveitar ainda mais.

Nomes sonantes como Maria João e Mário Laginha, Cool Hipnoise, Tora Tora Big Band, Loopless e Carlos Bica, estarão presentes no último Domingo de cada mês para encerrar o ciclo de cada Jardim.

A entrada é livre e gratuita.

Calendário dos Jardins:

Maio: Jardim de Belém

Junho: Jardim do Campo Grande

Julho: Jardim Keil do Amaral

Agosto: Parque Eduardo VII

Setembro: Jardim da Estrela

Todos os domingos: concerto às 17h, Dj set a partir das 19h até ao anoitecer (salvo imprevistos climatéricos).

Mais informações brevemente disponíveis em:

www.plenooutjazz.com

www.myspace.com/plenooutjazz

CCB: KAMP pelo Hotel Modern | 15, 16, 17 e 18 Maio | Pequeno Auditório


Sessenta anos depois da evacuação, Auschwitz tornou-se um ícone negro da era moderna,
uma catástrofe inexplicável, quase uma lenda.
O que lá ocorreu é difícil de conceber, por vezes até para os que viveram essa experiência.
Em KAMP, Hotel Modern tenta reconstruir esta realidade histórica.

KAMP
pela Companhia Hotel Modern em parceria com o Festival FIMFA Lx8

15 a 18 Maio no Pequeno Auditório do CCB
Dias 15, 16 e 17: 21H | dia 18: 16H
Preços: Noites 12,50€ | Tardes: 10€


“(…) A grande força da companhia Hotel Modern reside no facto de não fazer “apenas” teatro.

Em todos os seus espectáculos há uma mistura de animação, cinema, teatro, som e sentido apurado do detalhe.

Entrevista TM (Theatre Maker, revista mensal holandesa) 8-11-2005


Um modelo em grande escala de Auschwitz preenche o palco. Blocos apinhados, uma estação de caminho-de-ferro, um portão onde se lê "O Trabalho Liberta". Hotel Modern tenta imaginar o inimaginável: o maior extermínio em massa da história, cometido numa cidade construída para esse fim.

O protótipo do campo é trazido à vida no palco: milhares de marionetas de três polegadas, feitas à mão, representam os prisioneiros e os seus executores. Os actores movem-se pelo cenário como gigantescos repórteres de guerra, filmando os terríficos acontecimentos com câmaras em miniatura; o público torna-se testemunha.


“O que aparece como um jogo de criança com soldados de chumbo, sobre o palco reduzido, torna-se um horrível drama de guerra, no grande ecrã. O pequeno monte de cadáveres que desaparece por debaixo da lama e da neve mostra de uma forma impressionante a imensa tragédia que é a guerra. Ou ainda o pânico do ferido entrevisto pela fenda do visor do tanque que o vai esmagar... sufoca-nos.”

In Trouw 27-12-2001


Lomo Matosinhos


Diverte-te a lomografar os locais, as pessoas, os símbolos da cidade de Matosinhos durante o fim-de-semana de 10 e 11 de Maio.

Inscreve-te gratuitamente* e levanta** uma câmara Lomo na
Casa da Juventude de Matosinhos, Av. D. Afonso Henriques 487
Sábado 10 de Maio de 2008 entre as 12h00 e as 16h00.

Exposição dos melhores trabalhos até dia 31 de Maio

*Inscrição gratuita para os primeiros 50 concorrentes.
**Empréstimo mediante caução no valor da máquina, que será devolvida no final


Há prémios para as melhores imagens!

1º Câmara fotográfica Lomo: Fisheye 2 + Ring Flash
2º Câmara fotográfica Lomo: Diana F+
3º Câmara fotográfica Lomo: SuperSampler Dalek

Nova embaixada Lomográfica do Porto
Rua do Almada 542 . 1º andar
4050 PORTO
infoporto@lomografiaportugal.com
22 099 08 77 / 91 21 33 034
3ª a Sábado das 14h às 20h

Casa da Juventude
mail@cm-matosinhos.pt
22 939 80 90

Lomo Mundo MIX

Lomo Stockmarket

Lomo no Bacalhau


FESTA LOMOCARNAVAL
Entrega de Prémios do Concurso de Fotografia do LomoCarnaval e
Inauguração da Exposição

DJ LUCKY (FUNK)
SEÑOR PELOTA (ADVANCED MUSIC)
LOMO VISUALS

BACALHOEIRO
GRÁTIS PARA OS SÓCIOS
(O Bacalhoeiro é uma associação
cultural reservada a Sócios
5eu /ano (de out/07 até out/08)