MÊS DO DOCUMENTÁRIO NO INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS
Depois da Festa do Cinema Francês, o Instituto Franco-Português programa em Novembro, para assinalar o Mês do Documentário, uma série de 3 documentários absolutamente excepcionais que não vai querer perder.
Tome nota. É dias 4, 11 e 18 de Novembro, sempre às 19h00 no auditório do Instituto Franco-Português À Av. Luís Bívar, 91 em Lisboa.
Começa
Dia 4 de Novembro às 19h00 no Instituto Franco-Português
com
ITCHKERI KENTI LES FILS DE L'ITCHKERIE de Florent Marcie (2006 - 145 min. / V.O. legendado em português
Tchetchénia, 1996. O jovem realizador, Florent Marcie, percorre clandestinamente o país em guerra, ao encontro de um povo em resistência. Montado dez anos depois, como testemunho de uma história esquecida, os tchetchenos consideram-no um filme símbolo.
Segue
DIA 11 de Novembro, 19h00, IFP
com
LE RIDEAU DE SUCRE de Camila GUZMAN URZUA (2006 - 80 min. / V.O. legendado em português).
Filme largamente premiado, Le rideau de sucre, trilha os rastos de uma infância feliz em Cuba e vai ao encontro do presente. Que é feito da geração revolucionária em Cuba que viu logrados os seus ideais? Que é feito dos que ficaram ?
E termina
Dia 18 de Novembro, 19h00, IFP
com
LE PAPIER NE PEUT PAS ENVELOPPER LA BRAISEde Rithy Panh 2006 - 90 min. / V.O. legendada em português).
No coração de Phnom Penh, um prédio alberga 13 prostitutas menores de vinte anos. Ao filmar de perto as suas conversas, Rithy Panh, mergulha-nos no mais fundo do desespero humano, o destas jovens destruídas. Mais uma vez as feridas de um povo mutilado pelo genocídio.
Prémio FIPA d’Or 2007 na categoria Documentários de Criação e Ensaios.