sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Teatro Praga | Negócio - Zé dos Bois

Teatro Praga
– Ciclo Shall We Dance - Projecto Infanto-Juvenil

A ZDB volta a colaborar com o TEATRO PRAGA, desta vez em consonância com a acção do SERVIÇO EDUCATIVO ZDB (direccionado para o universo escolar do agrupamento vertical baixa/chiado). Esta interacção é fruto de uma ambição antiga de expandir os conteúdos culturais que têm vindo a ser desenvolvidos por ambas as estruturas ao universo infanto-juvenil, numa preocupação de formação de novos públicos.


Pensamos nestes espectáculos como uma tentativa de descentralização pura e dura. Não só do nosso público-alvo maioritário como também da cidade onde normalmente trabalhamos. Assim, teremos de novo um ciclo de parcerias entre criadores Praga e criadores convidados, mas desta feita com um a priori: a criação de um espectáculo orientado para a juventude com uma aproximação ao meio escolar. Apesar de desvios diversos, neste novo Shall We Dance mantém-se alguns axiomas intactos: dois criadores do Teatro Praga (André Teodósio e Cláudia Jardim) convidam dois artistas exteriores à companhia (Patrícia Portela e André Godinho) para construírem dois objectos artísticos que fazem parte de um mesmo espectáculo.
Teatro praga


ANITA VAI A NADA de Cláudia Jardim e Patricia Portela
Anita é um sucesso editorial com mais de 40 anos que tem passado de geração em geração. Este clássico infantil belga, que no original se chama “Martine” adoptou diferentes nomes consoante o país onde foi traduzido (em Espanha chama-se “Martita”, na Suécia “Mimmi”, na Indonésia “Tini”, na Turquia “Aysegül e em Itália “Cristina”, por exemplo). É essa aculturação que se pretende ver trabalhada, recuperando um ícone da nossa infância. Do imaginário referencial de duas criadoras, Cláudia Jardim e Patrícia Portela - dos seus “choques bilaterais” e dos confrontos de tempo e espaço -, nascerá um espectáculo vocacionado para um público juvenil, onde as pontes que se estabelecem com as gerações mais novas (para as quais a Anita dos dias de hoje pode bem ser outra coisa qualquer) questionarão um universo feminino a partir do modelo proposto por Anita. Já não há espaço para a Anita Mamã ou para a Anita Dona de Casa. Nos dias de hoje esse modelo está caduco, por isso conduzimos a nossa Anita até ao nada para testar as possibilidades de começar do zero.

SUPERNOVA de André Teodósio e André Godinho
Supernova não é um espectáculo multimédia. É um espectáculo de cinema, e num mesmo tempo um espectáculo de teatro. Supernova é um espectáculo sem idades, um espectáculo didáctico, um espectáculo lúdico e um espectáculo comunitário. Supernova é um espectáculo em duas partes. A ficção e o devolver à realidade. Em Supernova põe-se em cena (ou tela) questionamento sobre o papel do cinema na história da construção de indivíduos e sociedades comuns, a falsificação da realidade e a realização do falso (as eternas questões Benjaminianas). É um espaço onde figuras desconhecidas entram em surdos diálogos (os Srs. Bourdieu e Walter Benjamin, Super-Homem e Marshall McLuhan), onde televisão e cinema convivem e onde actores são público e vice-versa. Tudo isto torna Supernova num carrossel teatro-visual inesquecível onde um publico juvenil se consciencializa de que é alguém, um dos não-mitos reais, alertando ao mesmo tempo para o problema actual da rebelião juvenil (contra tudo e contra todos) proveniente de uma incapacidade de lidar com as violentas expectativas sociais impostas por uns media publicitariamente mitificadores. Supernova. somos nós. Supernova somos nós.



De 29 de Novembro a 13 de Dezembro:
Espectáculos para público Serviço Educativo ZDB: 3as, 4as, 5as e 6as às 10h e às 14h.
Espectáculos para público em geral: Sábados: 29 Novembro e 6 de Dezembro às 16h e 21h30,

dia 13 último espectáculo às 21h30.

O Serviço Educativo ZDB é gratuito para alunos e escolas sob marcação prévia.

+ info: site ZDB + info: teatro praga

Reservas: reservas@zedosbois.org Tel.21343020 NEGÓCIO_Rua de O Século nº 9 porta 5

Teatro Praga – Ciclo Shall We Dance - Projecto Infanto-Juvenil
Co-produção Teatro Viriato / Teatro Praga

Sem comentários: