sábado, 23 de agosto de 2008

FESTA SEM FIM no ENCERRAMENTO DO CCB FORA DE SI

Festim Cigano do Centro do Mundo para o Centro Cultural de Belém
no Encerramento da 2ª edição do CCB FORA DE SI

Techno Roman Project
30 AGOSTO » SÁBADO » 22H
praça do museu
entrada livre





O que é que acontece quando se combina música turca rom com o ritmo da electrónica? Um festim sem fim! A segunda edição do CCB Fora de Si acaba em festa incessante com os sons da música cigana. Os Techno Roman Project são um grupo de músicos que se reúne desde 2002 para explorar a possibilidade de co-existência da tradição cigana com a tecnologia.
No seu primeiro álbum Feleque de 2003, lançado pela Elec-Trip Records em Istambul, a tradição da música rom foi representada pelo famoso clarinetista Selim Sesler e o seu grupo.
Actualmente, quando sobem ao palco, os Techno Roman Project apresentam uma outra formação que dá vida às suas músicas originais, assim como a interpretações de clássicos ciganos como “Mavi Boncuk”. Do palco surge a electrónica, assim como os sons tradicionais do clarinete, do qanun, da darbuka e do thunder drum. A direcção musical está nas mãos de Lari Dilmen e de Oguz Kaplangi, produtor dos Techno Roman Project.
O projecto já se apresentou várias vezes na Europa, das quais se destacam as passagens pelos festivais Babel Med Music, em França, o BAM Festival Moll de la Fusta, em Espanha, e também pelo Dock des Suds e pelo Convergences Culturelles 2007, ambos em França. Esta é a sua segunda apresentação em Portugal, após um concerto em Évora, em 2006.
Os Techno Roman Project foram galardoados com o prémio da Fundação Euro-Mediterrânea Anna Lindh para o Diálogo entre Culturas na edição de 2006 do Babel Med Festival, em Marselha.

“Um cruzamento surpreendente entre melodias ciganas e dança electrizante.” (Le Monde, França)

“Por entre o tradicional e contemporâneo com o seu reportório techno, único no género, os Techno Roman Project propõem um encontro de dois mundos numa noite cigana.” (Revista de “La Cite de la Musique”, França)

Os Techno Roman Project são

Lari Dilmen – percussões (agente do projecto)

Oguz Kaplangi – electrónica (produtor do disco)

Ramazan Sesler - clarinete

Yasar Sesler – qanun

Selahattin Kocan – darbuka e thunder drums

Oguz Kaplangi

O produtor dos discos de Zi Punt, Mira, Portecho, Istanbul Calling, Techno Roman Project, Lava e Deva-Vu, é também o líder da companhia de produção musical Elec-Trip. Simultaneamente, contínua a actuar como guitarrista com os Zi Punt e como produtor e DJ com os Istanbul Calling e os Techno Roman Porject tanto na Turquia, como no estrangeiro. Ogus Kaplangi é um antigo membro da banda Rebel Moves e um dos fundadores da reconhecida rádio da Universidade Técnica do Médio Oriente, Radyo ODTU.

Lari Dilmen

Conhecido pelo seu programa de rádio e artigos dedicados à música do mundo, Lari Dilmen também tomou parte em vários discos enquanto artista, agente e produtor musical. Lari desenvolveu o seu próprio conjunto de percussões híbridas, fundindo eléctrica e percussão étnica com bateria, brinquedos e sopros. Trabalhou com vários artistas reconhecidos como Sezen Aksu, Yeni Türkü, Senem Diyici/Alain Blessing, Okay Temiz, Alihan Samedox, Selim Sesler, Erkan Ogur, O.F. Tekbilek, Maffy Falay, Bulent Ortacgil, Yasmin Levy, Lamine Konte, Djivan Gasparyan e Arto Tuncboyaci. Dilmen é também um dos fundadores de Flying Carpet, Gumusluk Art Ensemble, Experimental Musica Ensemble, The Tree, LÖK e Gaipten Sesler.


MySpace dos Techno Roman Project

Sem comentários: