sábado, 25 de agosto de 2007

Roda de Choro de Lisboa

A Roda de Choro de Lisboa vem desenvolvendo um trabalho na área da música brasileira do final do séc. XIX e XX. O choro (ou chorinho) foi criado a partir da mistura de elementos das danças de salão europeias (como o schottisch, a valsa, o minueto e, especialmente, a polca), da música popular portuguesa e da música africana. A origem do termo choro decorreu da forma sentimental de abrasileirar as danças europeias. De início, era apenas uma maneira mais emotiva, chorosa, de interpretar uma melodia, cujos praticanteseram chamados de chorões. Como género, o choro só tomou forma na primeira década do século XX, mas a sua história começa em meados do século XIX. Na época em que as danças de salão passaram a ser importadas da Europa. A abolição do tráfico de escravos, em 1850, provocou o surgimento de uma classe média urbana (composta por pequenos comerciantes e funcionários públicos, geralmente de origem negra), segmento de público que mais se interessou por esse género de música.

Os músicos da "Roda" (maioritariamente portugueses) são de diversos estilos musicais mas em comum têm a paixão pelo choro e pelo samba na sua vertente mais tradicional. Dia 26 Agosto os "malandros" da roda são:

Múcio Sá, bandolim, violão de 6, cavaco, baiano, vive em Lisboa à 12 anos, eclético, participa em projectos de Jazz, MPB, Pop rock e também sua própria música.
Nuno Gamboa, violão de 7 cordas (estudou violão e saxofone no Hot Clube de Portugal e Academia de Amadores de Música e já participou em projectos de Pop rock, Jazz blues e MPB).
João "Janeca" Nogueira, contrabaixo (amador e autodidacta, toca contrabaixo e violão na área da música do mundo (mpb, fado, música africana e jazz). É Professor Universitário (UNL), Psicólogo, Mestre e Doutor em Ciências da Educação).
Alexandre "barriga" Soares, percussão (é carioca, e começou a tocar na Gafieira Estudantina no centro do Rio. Com 26 anos de experiencia está em Portugal há 12 anos e lidera o grupo de percussão Batuquegê, e ainda acompanha diversos artistas de várias áreas musicais).
Félix Junior, violão de 7 cordas e cavaco de 5 cordas, músico de Brasilia onde foi professor no conceituado "Clube de Choro de Brasilia". Tocou (e toca) com grandes nomes do choro como Hamilton de Holanda, Jorge Cardoso, etc... Reside em Lisboa desde Maio 2007.
Pedro Godinho, violão de 6 cordas e bandolim (músico eclético dentro da lusofonia.
Guto Lucena, faluta transversal e saxofone soprano (artista de vários projectos de jazz, tais como o Tora Tora Big Band, entre outros)

domingo, 26 agosto 07
pç. comércio . actuação das 16h30 às 18h30

mais informaçoes 962804368

1 comentário:

Anónimo disse...

E você ja viu o filme Brasileirinho,que fala sobre choro(chorinho) eu vi o filme e adorei feito pra pessoas que sabem apreciar essa arte musical, o Filme vai ser exibido no auditorio ibirapuera dias 7,8 e 9 de dezembro e depois vai ter uma roda de choro, eu vi o video dos caras no youtube e gostei bastante vo deixar o link pra vcs verem
abraços
http://www.youtube.com/watch?v=dU7lsnv0q6E