sábado, 1 de dezembro de 2007

Concerto ZDB * Na_terra_do_bor_sessions


La La La Resonance (PT)
Ölga (PT)

La La La Resonance
Poucos terão sido os projectos portugueses que elevaram as expectativas do seu público tanto quanto os The Astonishing Urbana Fall. O grupo de Barcelos marcou um tempo do nosso rock/pop criando um consenso de rara admiração e extensa legião de fiéis. O percurso dos TAUF, no entanto, não haveria de se vergar a ninguém. Assente na ideia de diferença, o grupo haveria de se metamorfosear para, passada uma década, chegar ao primeiro longa duração como quem sabe amadurecer. A maturidade traz um novo irónico nome, La La La Ressonance, e o disco, Palisade, é como mais uma estaca defendendo a liberdade formal em que sempre acreditaram. Instrumental, ambiental, jazzístico, carismático, este passo não completa a carreira destes músicos, aumenta-a, obrigando a uma contínua catalogação que, quanto a mim, nunca poderá, nem deverá, ser segura. Palisade é brilhante no seu despojamento. É um disco típico de quem nunca teve pressa. Resulta numa simplicidade desarmante, fazendo lembrar, por vezes, o novo jazz nórdico, misturado com alguma solaridade.


+: site oficial
+: myspace
+: vídeo
+: vídeo

Ölga
Casos há em que é necessário dar um passo atrás ou parar para assimilar todo o conhecimento ganho e seguir em frente. Casos há em que o desaparecimento de algo está directamente ligado com o nascimento de outra entidade. Com a saída do violoncelista Rodrigo Filipe (logo após o lançamento do ep Ölga), os concertos que se seguiram ao lançamento do primeiro registo mostravam já uns Ölga mais experimentais e mais desprendidos, à procura de um caminho distinto, ideias que What Is concretiza de forma sólida, com um olhar no futuro.
Com efeito, What Is vê os Ölga a traçarem um caminho mais próprio, cada vez mais distante do pós-rock e mais próximo do krautrock, do experimentalismo, do psicadelismo. What Is é um disco que vive de pormenores, da percussão, das direcções e da troca de direcções, da descoberta instintiva de espaços e territórios distantes, do uso de samples, da delicadeza e exploração da simplicidade e do abstracto, com as suas paisagens transparentes e percussão galopante, é um dos exemplos mais evidentes de um objectivo proposto e concretizado, o da afirmação de uma personalidade cada vez mais própria e singular.


A partir de textos da editora

+: editora
+: myspace
+: vídeo

Entrada: 6€

Sem comentários: