sexta-feira, 18 de abril de 2008

FMM Sines - Grandes africanos no Festival Músicas do Mundo de Sines 2008

Grandes de África no FMM Sines 2008
Quatro dos mais importantes projectos da música africana actual apresentam-se, em Julho, na 10.ª edição do Festival Músicas do Mundo de Sines.

Orchestra Baobab (Senegal), Kasaï Allstars (República Democrática do Congo), Bassekou Kouyaté & Ngoni Ba (Mali) e Juldeh Camara & Justin Adams (Gâmbia / Reino Unido) são os quatro novos nomes confirmados do alinhamento do Festival Músicas do Mundo 2008, o maior evento do género realizado em Portugal, que tem lugar em Sines e Porto Covo entre os dias 17 e 26 de Julho.

Bassekou Kouyaté & Ngoni Ba (Mali) é o primeiro grande destaque da programação africana do FMM 2008. Dia 17 de Julho, Bassekou Kouyaté, antigo músico de Ali Farka Touré, sobe ao palco com o seu quarteto de "ngoni" (tipo de alaúde africano) para um espectáculo de "blues" malianos assente no disco de estreia "Segu Blue", que acaba de ser considerado o melhor de 2007 nos prestigiados prémios BBC Radio 3 Awards for World Music. A banda está também nomeada para melhor do ano na categoria “África”.

Os Kasaï Allstars são o super-grupo da música "trance" congolesa. Revelados ao mundo no contexto do projecto “Congotronics”, cruzam ritmos de transe nativos com experiências domésticas de amplificação eléctrica de instrumentos tradicionais. Em relação a outros representantes desta estética, distinguem-se pela força visual do seu espectáculo, com o grupo de dançarinos em fatos e pinturas tradicionais a tomar conta do palco desde o primeiro minuto. Actuam dia 23 de Julho.

Um dos discos mais explosivos de 2007, "Soul Science", é trazido a Sines por Juldeh Camara & Justin Adams, nomeados para os prémios de “world music” da BBC Radio 3 na categoria "Cruzamento de culturas". O inglês Justin Adams, guitarrista de Robert Plant, produziu três discos dos Tinarawen e agora junta-se ao gambiano Juldeh Camara (vocalista e mestre do"riti", violino de uma corda tocado por toda a África Ocidental) para uma combinação de rock e afro-blues que vai aquecer a noite de 23 de Julho.

Originária de um dos países musicalmente mais fortes do continente, o Senegal, a Orchestra Baobab é um das bandas pioneiras da pop africana. Fundada em 1970, funde ritmos afro-cubanos, rumba congolesa, “high life” e um amplo leque de ritmos locais. Em 2003, venceu dois prémios BBC Radio 3 (melhor grupo africano e melhor álbum do ano) e recebeu uma nomeação para um Grammy. O concerto de Sines, que terá lugar na noite de 24 de Julho, será baseado no disco lançado no final de 2007, “Made in Dakar”, um dos cinco melhores do ano para a BBC.

O FMM Sines apresentará 38 concertos na sua edição de 2008. Serão distribuídos por quatro palcos: Centro de Artes, Castelo e Avenida Vasco da Gama, na cidade de Sines, e palco de Porto de Covo. Além dos quatro nomes agora anunciados, já está confirmada a presença, dia 24 de Julho, do grupo norte-americano Beirut, que fará em Sines a sua estreia em Portugal.

Considerado um evento musical de referência no nosso país, o Festival Músicas do Mundo recebeu, desde a sua criação em 1999, mais de 120 concertos e um total estimado de 240 mil espectadores.

Mais informações
www.fmm.com.pt

Sem comentários: