sexta-feira, 18 de abril de 2008

Música galega e portuguesa em festa nas comemorações do 25 de Abril em Sines

Música galega e portuguesa em festa nas comemorações do 25 de Abril em Sines
A estreia nacional do projecto Humor Neghro, do actor galego Carlos Blanco e do músico guineense Manecas Costa, é um dos destaques da programação.

Sines assinala os 34 anos da Revolução dos Cravos com a música da Galiza e de Portugal como protagonistas.

Na grande festa popular das comemorações, a Noite da Liberdade - dia 24, a partir das 21h30, na avenida junto à Praia Vasco da Gama - actuam Malvela (Galiza), Júlio Pereira (Portugal) e Uxía Senlle (Galiza).

Malvela é um coro de 15 mulheres galegas que cantam romances, foliadas, cantos de trabalho, através de um repertório onde se incluem vários temas tradicionais portugueses. Júlio Pereira está de regresso aos concertos e vem a Sines apresentar o seu disco novo, “Geografias”, continuação da revolução que operou na música instrumental portuguesa. Uxía Senlle é uma das mais marcantes artistas galegas da actualidade e uma das que mais tem promovido o diálogo entre as músicas dos dois lados da fronteira. À meia-noite, há fogo-de-artifício.

Dia 25 de Abril, às 22h00, no Centro de Artes, há mais música, com o espectáculo Humor Neghro, em estreia nacional.

Humor Neghro é um encontro de talento galego e guineense. O actor Carlos Blanco, da Galiza, e o cantor-compositor Manecas Costa, da Guiné-Bissau, partem da comunhão da língua para um espectáculo onde há música, espirituosidade e humor negro em torno do modo como vemos os outros, como eles nos vêem a nós e como é isso de forasteiros decidirem vir viver entre nós. A imigração e a emigração vistas por representantes de duas culturas com mais em comum do que pareceria à primeira vista. Blanco, com mais de 20 anos de experiência profissional em teatro, rádio, televisão e cinema (o mais recente filme de Almodóvar, “Volver”, foi um dos seus últimos trabalhos) assegura a direcção cénica. Manecas, cantautor e guitarrista virtuoso, é responsável pela música.

Dia 26 de Abril, também às 22h00 e no CAS, o projecto Chuchurumel apresenta um espectáculo concebido por César Prata e Julieta Silva onde a música tradicional portuguesa se cruza com o vídeo e as novas tecnologias. Tomando o nome da lenga-lenga “O castelo de Chuchurumel”, fazem música tradicional com cunho próprio, onde cruzam instrumentos antigos, instrumentos que eles próprios constroem e sons pesquisados nos mais variados lugares, entre os quais os computadores.

Os concertos da Noite da Liberdade são gratuitos. O bilhete para cada um dos concertos no Centro de Artes de Sines custa 5 euros e a reserva pode ser feita através do telefone 269 860 080.



Sem comentários: