sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

REAL ESTATE (US) U.S. GIRLS (US) | ZDB - 19/02/10

REAL ESTATE

Real Estate é a real apropriação dos tempos passados, da posse  nostálgica de memórias suburbanas transformadas em canções.  No universo musical apresentado pela banda, com New Jersey como   pano de fundo, pululam referências a bebidas refrigerantes, tardes   solarengas na praia e ao estilo de vida de adolescentes suburbanos. Uma atitude de revivalismo surf-pop, presente na melodia lânguida das guitarras e na sonoridade lo-fi da voz que, através de um processo de   afinidade e partilha entre as recordações dos músicos e dos ouvintes,  adquire uma intemporalidade indiferente a idades, sítios ou acontecimentos. Prova disso é "Beach Comber", primeira faixa do álbum, que no seu escapismo naïf estabelece contornos de equidade romântica  e transforma os desejos em memórias as memórias em sonhos e os sonhos em memórias.

Alex Bleeker, Martin Courtney, Etienne Duguay (Predator Vision) e  Mathew Mondanile (Ducktails) compõem o quarteto Real Estate, banda   revelação de uma New Jersey que já nos deu a conhecer nomes como Julian Lynch, Vivian Girls ou Titus Andronicus.

BM

(Zé dos Bois)

U.S. GIRLS
Artista contraditória, Jekyll e Hyde das canções pop com uma faca atrás  das costas, a norte-americana Megan Remy celebra através do moniker  U.S. Girls tanto o hospício sintetizado dos Suicide como os fantasmas psicadélicos de Brigitte Fontaine. O tumulto de voz, teclados e demais fantasmagoria electroacústica que ressoa pela sua música potencia um  ouvir crítico que cava fundo no âmago algo-não-está-bem da cultura popular - Bruce Springsteen, em "Nebraska", os Sonic Youth, por  alturas de "Bad Moon Rising", e os Throbbing Gristle, particularmente em "The Second Anual Report", são outros exemplos de quem também se deixou submergir nessa dimensão angustiante dos novos-quotidianos urbanos. "Go Grey", o álbum que a traz de volta à ZDB (mais uma edição  Siltbreeze, depois de "Introducing") aprofunda essa relação inquietante com uma inconsciência pop perdida num embalar escatológico rumo ao  abandono.

MP
Zé dos Bois



Entrada: €10.

Bilhetes disponíveis antecipadamente nas lojas de discos Flur e Louie Louie.

Sem comentários: