terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Terça, 2 de Fevereiro às 21.00h SALA DAS COLUNAS, LX FACTORY, ALCÂNTARA SUNN O))) EAGLE TWIN (US)


Paradigmas do drone metal, os norte-americanos Sunn O))) apresentam-se pela primeira vez ao vivo em Lisboa. Negra no negro, a música monocromática de Stephen O’Malley e Greg Anderson assemelha-se a um deserto a crescer: envolve-nos, pesa-nos, engole-nos sobre a imobilidade do absoluto monocromo. Sunn O))) é a experiência-limite.

Fundados em Seattle por O’Malley e Anderson no final dos anos 1990, os Sunn O))) articulam e repensam as primeiras movimentações secas dos Earth pelo drone doom com diferentes minimalismos contemporâneos, essencializando uma abordagem que, parafraseando o poeta Edmon Jabès, lança sombras ao respirar. “Monoliths & Dimensions”, o sétimo e mais recente álbum do grupo, complexifica e aperfeiçoa de modo a bsolutamente genial essa espessa desaceleração pelas águas profundas do som contínuo com o recurso transversal a sopros, cordas, piano, harpa e a um coro vocal feminino.

Em palco, a fisicalidade do som produzido pela banda – que em Lisboa, para além de O’Malley e Anderson, contará também com Attila Csihar (vocalista dos Mayhem) e Steve Moore (trombonista e teclista dos Earth) – deita-se sobre o público, submergindo-o, carregando o espaço de sentidos ocultos. Parcialmente encobertos por um clamor surdo de fumo, os músicos actuam com vestes de monge, como que vindos do mais fundo da terra, acentuando o carácter cerimonial daquela que é, experiência após experiência, uma das performances musicais mais significativas do nosso tempo. MP (Zé dos Bois)

Formação: Stephen O'Malley (guitarra), Greg Anderson (guitarra, baixo), Attila Csihar (voz) e Steve Moore (trombone e teclas).


+ Info: myspace | stephen o'malley | artigo | vídeo | vídeo | Zé dos Bois


Entrada: €18 em venda antecipada; €20 no dia do evento. Bilhetes disponíveis antecipadamente nas lojas de discos Carbono, Flur e Louie Louie. É ainda possível adquirir bilhetes na ZDB nas noites de concerto até à 1h00.

Sem comentários: