quinta-feira, 27 de março de 2008

THE LONG BLONDES > 1 DE AGOSTO > HEINEKEN PAREDES DE COURA


THE LONG BLONDES

Os The Long Blondes, liderados pela glamorosa Kate Jackson, são a mais recente confirmação para a edição deste ano do Heineken Paredes de Coura.

Com origem em Sheffield, mas com os olhos postos no mundo, os The Long Blondes contagiaram o mundo com o seu indie rock, de contornos dançáveis apresentado no disco de estreia “Someone to Drive You Home”, considerado pelo New Musical Express com o 7º melhor álbum de 2006.

Guitarras angulares e baixos proeminentes, combinados com a voz de Kate Jackson (comparada por muitos a Debbie Harry dos Blondie), são a fórmula de sucesso do primeiro disco, que contou com a produção de Steve Mackey, baixista dos Pulp.

Para dia 7 de Abril está marcado o lançamento do novo álbum, “Couples”, que conta com Erol Alkan na produção. O primeiro single “Century” já se encontra a rodar na rádio.

Dia 1 de Agosto, é a nossa vez de ficarmos deslumbrados com Kate Jackson e os seus The Long Blondes!


Mais info: www.thelongblondes.co.uk / www.myspace.com/thelongblondes


Concerto de Dead Combo

Dead Combo - Concerto amanhã dia 28 de Março às 22h.

Local: Fábrica da Pólvora
Estrada das Fontainhas
Oeiras

Myspace

Site

A não perder!

INTERCELTICO 2008

quarta-feira, 26 de março de 2008

Festa de Lançamento do DVD de CONTROL


LNK e Projecto Marginal apresentam:

NOITES INDIE

Festa de Lançamento do DVD de

CONTROL

O Projecto Marginal e a LNK aliam-se, em mais umas NOITES INDIE, para o lançamento de um dos filmes mais bem recebidos pela crítica de 2007. CONTROL, realizado pelo fotógrafo holandês, Anton Corbjin, é uma biografia do vocalista de uma das bandas mais carismáticas da cena musical britância dos anos 80, Ian Curtis dos Joy Division.

Os cenários urbanos de uma Manchester em plena revolução cultural, uma fotografia cuidada a preto e branco e a sensibilidade e intempestividade do génio de Ian Curtis fazem de CONTROL a inspiração perfeita para um evento do Projecto Marginal.

O colectivo de Dj’s Lisbon After Midnight terá como tarefa fazer uma selecção musical que tem como ponto de partida os Joy Division e explora todas as suas ramificações, desde o punk dos Sex Pistols até à new wave dos New Order, passando pelo rock dos The Killers ou a new rave dos Klaxons.

O VJ John Holmes terá na obra de Corbjin mais do que material suficiente para encher a tela de projecção.

Na sala Hamlet do Santiago Alquimista, estará patente uma exposição de still frames de CONTROL. O difícil na elaboração desta mostra foi escolher quais os frames a utilizar, já que cada plano do filme do holandês é uma obra de arte.

A LNK irá oferecer um poster de CONTROL a cada um dos presentes na festa – com a oferta limitada ao stock existente.

Assim, no dia 29 de Março, o Santiago Alquimista recebe a Festa de Lançamento do DVD de CONTROL, com as portas a abrirem às 23h00 e a entrada a valer 5,00 euros.

Mais informações em:
www.projectomarginal.com

Suprah concerto

segunda-feira, 17 de março de 2008

THE RAKES > 1 DE AGOSTO > HEINEKEN PAREDES DE COURA


THE RAKES

Formados em 2004, os Rakes cedo se viram associados ao movimento post-punk/art-rock britânico, ao estilo dos Bloc Party, Maximo Park ou Futureheads.

“Capture/Release” (V2 Records), o primeiro registo discográfico da banda, viu a luz do dia em 2005, de onde se extraíram os singles “22 Grand Job", "Work, Work, Work (Pub, Club, Sleep)", e "Retreat”. Produzido por Paul Epworth, o disco elevou a expectativas da banda, ao ponto de largarem os seus empregos para partirem em digressão com os Bloc Party, Franz Ferdinand e Buzzcocks, em noites intermináveis de concertos esgotados.

Os Rakes revelam igualmente alguma propensão para a moda. Criaram um estilo próprio que os distingue de outras bandas, o que torna a sua presença em palco ainda mais atraente. A estilista Heidi Slimane, impressionada pela combinação de boa música com um estilo irreverente da banda, criou uma das suas colecções tendo como pano de fundo, os Rakes!

Em 2007, chega aos escaparates “Ten New Messages” (V2 Records), segundo álbum da banda, produzido por Jim Abiss (Arctic Monkeys, Editors, Kasabian) e por Brendan Lynch (Primal Scream).

“Este disco é inspirado numa combinação entre música de coro, temas do programa de televisão “24, Bond”, pelos poetas da 1ª guerra mundial e pelas Sugababes!”. Assim o diz Alan Donohoe, vocalista dos Rakes.

Dia 1 de Agosto, desfilam na passerelle do palco principal do Heineken Paredes de Coura!

segunda-feira, 10 de março de 2008

PRIMAL SCREAM > 1 DE AGOSTO > HEINEKEN PAREDES DE COURA

Como já vem sendo hábito, o Festival Heineken Paredes de Coura trará até às margens do Tabuão, mais um ícone da música independente: Os Primal Scream Percursores de uma fusão indie-dance nos anos 90, os Primal Scream venderam ao longo da sua carreira, mais de dez milhões de discos, com especial destaque para o seminal “Screamadelica” que representou uma viragem na música independente.
Formados em 1982 em Glasgow, Escócia, os Primal Scream não passavam do projecto paralelo de Bobby Gillespie, à altura baterista dos Jesus & Mary Chain.Após uma breve abordagem ao rock psicadélico e de garagem através dos primeiros álbuns “Sonic Flower Groove” e “Primal Scream”, a banda decide reinventar-se e enveredar pelos caminhos da música de dança e criar uma fusão pop e acid house ao estilo Stone Roses e Happy Mondays, que viria a mudar a face da música britânica. A colaboração com Andrew Weatherall e Hugo Nicholson na produção, tornou-se essencial na gravação do já anteriormente mencionado “Screamadelica”, vencedor do primeiro Mercury Prize, em 1992.os anos que se seguem, a banda não tem medo de arriscar e segue noutras direcções, desde a influencia dos Rolling Stones e o rock mais sujo dos Stooges ou dos MC5 em “Give Out But Don’t Give Up” passando pela fusão dance-rock de “Vanishing Point” e a agressividade de “XTRMNTR” e “Evil Heat”.
Após “Riot City Blues”, de 2006, a banda regressa a estúdio para a gravação de um novo álbum a sair este ano e que tem a produção James Ford dos Simian Mobile Disco.
Alguns dos novos temas nele incluído terão certamente estreia marcada ao vivo no palco principal do Heineken Paredes de Coura, com honras de cabeça de cartaz! Os outros, os “hinos”, já sabemos com o que contamos! É no dia 1 de Agosto!

Links: www.primalscream.net / www.myspace.com/primalscream

sexta-feira, 7 de março de 2008

Coimbra Blues 2008


EMIR KUSTURICA & THE NO SMOKING ORCHESTRA > 3 DE AGOSTO > HEINEKEN PAREDES DE COURA

EMIR KUSTURICA
& THE NO SMOKING ORCHESTRA

A banda do realizador Emir Kusturica vem a Portugal espalhar a festa dos Balcãs no próximo Verão, no Heineken Paredes de Coura.

Conhecida pela intensidade cénica dos seus concertos, esta orquestra insólita faz uma fusão genial de rock com punk e música cigana tradicional da Jugoslávia que transforma todos os espectáculos numa verdadeira festa de energia explosiva.

Belgrado, inícios dos anos 80, o movimento punk e new age nascia como alternativa à música rock. Neste contexto de mudança são inúmeras as bandas que nascem com um desejo manifesto de acompanharem a cena musical ocidental. É no meio deste desejo ingénuo, mas genuíno, que surgem os No Smoking Orchestra.

Fundada pelo Dr. Nelle Karajlic, vocalista e mentor da banda, a sua música destacou-se de imediato pelas suas letras satíricas, muito agressivas relativamente ao poder político da época. Esta atitude garantiu-lhe um enorme sucesso e o estatuto de estrela numa Jugoslávia ainda dominada pela penumbra do socialismo de Tito.

Os milhares de discos vendidos e os concertos esgotados mostraram que algo de interessante estava a nascer num país que desejava um outro caminho após a morte de Tito.

Após algumas contrariedades decorrentes da censura e das personalidades dos seus músicos, a banda enfrenta a sangria de alguns membros. Em 1986, Emir Kusturica, ex-punk rock e premiado realizador de cinema, decide integrar a banda No Smoking Orchestra, colmatando a saída do baixista. A banda ganhava, então, uma popularidade no ocidente que até então não tinha.

A notoriedade que Kusturica tinha como cineasta no ocidente poderia ser, então, transportada para a música. Durante a rodagem do filme "Gato Preto, Gato Branco", Kusturica desafiou Karajlic e Sparavalo a comporem a banda sonora. O êxito do filme e da banda sonora foram tão aclamados que nasceu a partir daí, uma nova parceria que é responsável por belas bandas sonoras e por concertos fantásticos.

Em Agosto cá esperamos por eles. O dia é o 3, entra na Festa! pit bull... terrier.


Links:
thenosmokingorchestra.com/
www.myspace.com/emirkusturicathnosmokingorchestra

MIGUEL PEREIRA + ETSUKO KIMURA | 15 MARÇO | 18h00 | FABRICA FEATURES

MIGUEL PEREIRA CONTRABASS/ELECTRONICS + ETSUKO KIMURA VOICE/WORDS
15 MARÇO | 18h00 | FABRICA FEATURES


Projecto em duo que partilha novas experiencias fonéticas entre a linguagem verbal e o som. Em simultâneo com a música de Miguel Leiria Pereira, as palavras de Etsuko Kimura dão-nos imagens das suas visões pessoais e histórias. A voz funciona aqui também como outra fonte musical em contraponto com as melodias no contrabaixo que projectam paisagens sonoras a um espaço quase cinematográfico, em que se mistura o som acústico com o processado em tempo real.
A duo's project which shares new phonetic experiences between language and sound. While Etsuko Kimura's words, improvised along with Miguel Leiria Pereira's music, pictures her personal visions and stories, her voice itself performs as another musical source, and the melody of his contrabass projects sound-landscapes into cinematic space, by mixing acoustic and processed sound.

FABRICA FEATURES Lisboa
Rua Garrett nº83, 4º andar
1200-203 Lisboa | Portugal
tel:+351 21 32 56 765

fabricalisboa@gmail.com
fabrica-features-lisboa.blogspot.com
www.fabrica.it


PowerTrio - Concerto de apresentação dia 13 de Março pelas 19h no Auditório do Goethe Institut de Lisboa

quinta-feira, 6 de março de 2008

Concerto Carlos Barreto * Livraria Trama

Iago ao Vivo n' O Bacalhoeiro, Domingo 9 março às 20 horas

BE ON STAGE


Inaugurou ontem a exposição :) do projecto "Be on Stage" no Centro de Artes e Espetáculos na Figueira da Foz ( CAE ) .

Vai estar patente de 5 a 31 de Março.

Visitem e espero que gostem.


Um grande obrigado a todos os que participaram e ajudaram a tornar esta exposiçao e este projecto uma agradável realidade!

Rui Luis

A Páscoa no CCB | 18 a 22 de Março |

A Páscoa no Centro Cultural de Belém

18 MARÇO, TERÇA-FEIRA, 21H, GRANDE AUDITÓRIO

PontoContraPonto:
STABAT MATER de Luigi Boccherini pela Divino Sospiro e
STABAT MATER de Eurico Carrapatoso pela Orchestrutopica

Stabat Mater é o segundo concerto da série Ponto Contra Ponto, iniciada em Abril do ano passado, com As Sete Últimas Palavras por Joseph Haydn e Sofia Gubaidulina. No período em que se assinala a Páscoa – a morte e a ressurreição de Cristo –, o Stabat Mater é o tema ideal para uma reflexão sobre os mistérios da vida, da morte e da dor.

Em contraponto, as duas orquestras em residência no CCB - a Divino Sospiro e a Orchestrutopica – apresentam respectivamente duas versões deste hino religioso, a clássica de Luigi Boccherini e a contemporânea de Eurico Carrapatoso, uma encomenda do CCB em estreia absoluta.


20 MARÇO, QUINTA-FEIRA, 21H, GRANDE AUDITÓRIO

Paixão segundo São João – The King’s Consort

Na Quinta-feira Santa, o CCB acolhe no Grande Auditório a prestigiada orquestra britânica King’s Consort, sob a direcção de Matthew Halls, numa grandiosa interpretação de Paixão segundo São João, de Johann Sebastian Bach.

Poderosa, comovente ou avassaladora, a música das Paixões de Bach parte de uma tradição milenária instituída e converte-a numa das maiores criações do génio humano.

Notas ao programa de Cristina Fernandes, in Programa de Sala do concerto da Orquestra e Coro Gulbenkian na Festa da Música – Bach, Abril 2000

22 MARÇO, SÁBADO, 12H ÀS 20H30, ENTRADA LIVRE

Dia Mundial da Poesia – Poemas sem limite

No CCB onde Todos os Poetas estão vivos comemora-se o DIA MUNDIAL DA POESIA com uma série de actividades festivas abertas ao público, organizadas em parceria com o PLANO NACIONAL DE LEITURA.

Excepcionalmente, e porque este ano, o dia 21 de Março é Sexta-feira Santa, vamos comemorar o DIA MUNDIAL DA POESIA no Sábado, dia 22 de Março. O programa, que se estenderá das 12H00 às 20H30, ocupando todo o piso térreo do Centro de Reuniões, inclui uma feira do livro de poesia, conferências, audição de DVD’s de poetas, uma exposição de poesia visual e culminará com um espectáculo no Grande Auditório. A entrada é livre.


CCB | Ciclo Emma Dante: MISHELLE DI SANT'OLIVA


MISHELLE DI SANT’OLIVA

Dias 7 e 8 de Março às 21h00
Dia 9 às 16h00
Pequeno Auditório

Legendagem em Português | M/16



Com GIORGIO LI BASSI, FRANCESCO GUIDA

Cenografia e figurinos EMMA DANTE

Encenação EMMA DANTE

Luz IRENE MACCAGNONI

Produção SUD COSTA OCCIDENTALE

Co-produção Festival delle Colline Torinesi

Espace Malraux, Scène Nationale de Chambéry drodesera>centrale fies

Agradecimentos AMAT – Associazione Marchigiana Attività teatrali

Garofano Verde, programação de Rodolfo di Giammarco

Agenciamento Fanny Bouquerel

Fotografia Alfredo d’Amato

Projecto gráfico karma/frog

A primeira bailarina do Olympia de Paris era uma mulher realmente bela: alta, loira, pele macia como a seda. No entanto, era o olhar dela que mais impressionava: quando olhava para alguém, fazia com que qualquer um se sentisse cada vez mais e mais pequeno…

Em Palermo, perto de Sant'Oliva, no bairro das prostitutas, Gaetano e Salvatore Luccheseare estão sentados nas suas cadeiras à espera de Mishelle. Gaetano recusa-se a olhar para o filho, mesmo sentindo a presença dele tão forte ao ponto de tremer; encafua-se na cadeira, sustém a respiração e escuta em silêncio. As memórias estão suspensas no ar, como as folhas de Outono que esvoaçam com o vento, e Gaetano, com a sua melhor roupa, senta-se à janela, com a cabeça apoiada no peito. O tempo já não existe. Há anos que Gaetano bate nas suas pernas de pedra com os punhos, chamando pela fada encantada que partiu um dia, deixando-o cair subitamente no seu corpo disforme.

O filho senta-se com as pernas abertas em frente à parede. Faz dez anos que o pai lhe virou as costas. E cada noite, ao luar, “o filhinho da francesa” embeleza-se com as suas melhores roupas. Uma vez terminada a metamorfose, naquela pequena sala abafada, ela liberta um perfume primaveril desesperado, de flores, que Gaetano não consegue suportar.

Mishelle está pronta, rude, dura e pesada, vibrando numa felicidade muda. Apesar da figura pesada e disforme, caminha com a cabeça erguida. Dá um beijo casto na testa do pai, e sem vergonha dirige-se para Sant'Oliva, caminhar de uma ponta à outra, para a frente e para trás…


UMBIGO MAGAZINE | Expo@Restart _ 6 a 28 Mar

Restart | escola de criatividade e novas tecnologias
cais português lote 2.11.01.Ac
Parque das Nações
1990/223 Lisboa


www.umbigomagazine.com

HA HA HA | Companhia francesa OKIDOK > 14 a 16 Março | Pequeno Auditório | CCB