A Páscoa no Centro Cultural de Belém
18 MARÇO, TERÇA-FEIRA, 21H, GRANDE AUDITÓRIO
PontoContraPonto:
STABAT MATER de Luigi Boccherini pela Divino Sospiro e
STABAT MATER de Eurico Carrapatoso pela Orchestrutopica
Stabat Mater é o segundo concerto da série Ponto Contra Ponto, iniciada em Abril do ano passado, com As Sete Últimas Palavras por Joseph Haydn e Sofia Gubaidulina. No período em que se assinala a Páscoa – a morte e a ressurreição de Cristo –, o Stabat Mater é o tema ideal para uma reflexão sobre os mistérios da vida, da morte e da dor.
Em contraponto, as duas orquestras em residência no CCB - a Divino Sospiro e a Orchestrutopica – apresentam respectivamente duas versões deste hino religioso, a clássica de Luigi Boccherini e a contemporânea de Eurico Carrapatoso, uma encomenda do CCB em estreia absoluta.
20 MARÇO, QUINTA-FEIRA, 21H, GRANDE AUDITÓRIO
Paixão segundo São João – The King’s Consort
Na Quinta-feira Santa, o CCB acolhe no Grande Auditório a prestigiada orquestra britânica King’s Consort, sob a direcção de Matthew Halls, numa grandiosa interpretação de Paixão segundo São João, de Johann Sebastian Bach.
Poderosa, comovente ou avassaladora, a música das Paixões de Bach parte de uma tradição milenária instituída e converte-a numa das maiores criações do génio humano.
Notas ao programa de Cristina Fernandes, in Programa de Sala do concerto da Orquestra e Coro Gulbenkian na Festa da Música – Bach, Abril 2000
22 MARÇO, SÁBADO, 12H ÀS 20H30, ENTRADA LIVRE
Dia Mundial da Poesia – Poemas sem limite
No CCB onde Todos os Poetas estão vivos comemora-se o DIA MUNDIAL DA POESIA com uma série de actividades festivas abertas ao público, organizadas em parceria com o PLANO NACIONAL DE LEITURA.
Excepcionalmente, e porque este ano, o dia 21 de Março é Sexta-feira Santa, vamos comemorar o DIA MUNDIAL DA POESIA no Sábado, dia 22 de Março. O programa, que se estenderá das 12H00 às 20H30, ocupando todo o piso térreo do Centro de Reuniões, inclui uma feira do livro de poesia, conferências, audição de DVD’s de poetas, uma exposição de poesia visual e culminará com um espectáculo no Grande Auditório. A entrada é livre.
Sem comentários:
Enviar um comentário