terça-feira, 2 de março de 2010

CCB | concerto de apresentação de MOTION - o novo disco de Bernardo Sassetti Trio

 
Motion
concerto de apresentação do novo disco de BERNARDO SASSETTI TRIO

 
Bernardo Sassetti – piano
Carlos Barretto – contrabaixo
Alexandre Frazão – bateria

10 MARÇO, GRANDE AUDITÓRIO, 21H

o pretexto certo para vir ao CCB ver ou rever estes três músicos

Um dos mais duradouros agrupamentos do jazz português, o trio formado pelo pianista Bernardo Sassetti, o contrabaixista Carlos Barreto e o baterista Alexandre Frazão está de regresso com um novo disco de originais, intitulado "Motion". O novo trabalho será apresentado em concerto no Centro Cultural de Belém, no dia 10 de Março, em Águeda, no Cine Teatro S.Pedro no dia 12 e no Porto, dia 16 na Casa da Música.

Com uma cumplicidade construída ao longo de quase 13 anos, Bernardo Sassetti, Carlos Barreto e Alexandre Frazão interpretam, em "Motion", histórias com três instrumentos diferentes que se complementam de forma subtil, atingindo "a representação máxima da ficção, da introdução do espaço e do momento, do diálogo simultâneo, da provocação artística e da procura conjunta de novos caminhos".

Tal como em "Ascent", de 2006, obra em que Bernardo Sassetti materializa uma relação profunda entre música e imagem (da fotografia e do cinema), também neste "Motion" se revela a fase criativa do compositor e pianista "em que a música acompanha uma narrativa fragmentada, tal como uma montagem contemporânea do cinema". O inspirador desta contaminação da música pela imagem, segundo Bernardo Sassetti, foi o falecido cineasta português José Álvaro Morais, cujo filme "Quaresma", de 2003, contou com música original do autor de "Ascent"

Os temas que compõem "Motion" são "música que nasce do nada, ideias que decorrem do pensamento e da imagética do inconsciente", em busca das múltiplas verdades da música. Componente indispensável do trio, o improviso é encarado como um meio de aproveitar o erro e "conseguir transformá-lo em música, dar-lhe um sentido, construir sobre ele".



 Opções de mensagens

Sem comentários: