quinta-feira, 11 de março de 2010

*i am a strange loop*


i am a strange loop
winter/inverno 2010 . exhibition/exposição
opening/inauguração 13.03.2010 15:00
Lisboa Fashion Week
Location 2: MUDE - Museu do Design e da Moda
13.03.2010 - 31.03.2010


Ao longo dos tempos, quando lhe permito, o meu trabalho tem tentado passar por pessoas e cada vez mais o deixo escapar nesse sentido. O conhecimento gradual de nós próprios abre-nos um espaço, em que deixamos melhor fluir a intuição, em acções que nos tornam distintos.

Vestir alguém , desenhar peças de roupa que farão de uma forma muito próxima parte de tempo e espaço das pessoas diz-me respeito nesse sentido, o de deixar fluir o que sinto e sei para uma outra existência que se apropriará dela coexistindo com uma parte de mim.

Tudo isto não se pode traduzir de forma simples pois trata-se de uma relação que não é directa mas que mobiliza conteúdo de um ser para outro. Simetria, reflexo, projecção são conceitos que visualmente me traduzem esta transição com continuidade, numa forma infinita.

Assim, proponho-me a desenvolver peças de vestuário complexas na sua concepção mas claras na sua visualização traduzindo assim aquilo que percebo do meu processo criativo que parte de um ser complexo, exteriorizando-se sob um formas visuais simples e que farão um percurso até uma nova vontade que lhes dará uma nova leitura, um novo contexto.

Essas formas complexas resultam de um encontro com conceitos filosóficos, matemáticos e visuais que resultam de construções topsy turvy sendo usadas de cabeça para baixo e vice versa ou como um loop.

Algodão e lã em felpas, fazendas e jerseys em tons neutros e mesclas de cor são os materiais utilizados numa colecção ilustrativa de uma abordagem teórico-prática á minha relação com o meu processo criativo.

Resumindo, I am a strange loop, título retirado do livro de Douglas Hofstadter, é uma colecção de peças de vestuário que reflectem a partir da complexidade do próprio a sua parcial e subjectiva existência no outro.

Sem comentários: