BLESSED
Meg Stuart/Damaged Goods & Eira
3, 6 e 10 de Julho | 21h00
Pequeno Auditório do CCB
O CICLO MEG STUART abre com BLESSED, uma nova coreografia que recupera uma velha colaboração: a da coreógrafa norte-americana com o bailarino português Francisco Camacho.
Coreografia: Meg Stuart
Interpretação e criação: Francisco Camacho e Kotomi Nishiwaki
Música: Hahn Rowe
Dramaturgia: Bart Van den Eynde
Instalação: Doris Dziersk
Assistente coreográfica: Abraham Hurtado
Direcção de produção: Tanja Thomsen
Produção: Damaged Goods e EIRA
Co-produção: Kunstencentrum Vooruit (Gent), Centro Cultural de Belém (Lisboa), PACT Zollverein (Essen), Volksbühne am Rosa-Luxemburg-Platz (Berlim), Théâtre de la Bastille (Paris), Festival d’Automne (Paris)
Francisco Camacho e Eira são apoiados pelo MC/IA
Meg Stuart fez a sua estreia como coreógrafa com Disfigure Study no Klapstukfestival em 1991. Mas foi durante os anos oitenta, em Nova Iorque, que o seu trabalho se consolidou – datam dessa altura as primeiras peças curtas. Foi também neste contexto que conheceu o intérprete e coreógrafo português Francisco Camacho. Camacho havia completado a formação como intérprete durante este período em Nova Iorque, e acompanhou Meg Stuart até à Bélgica, dançando nas suas peças iniciais. Depois desta colaboração, cada um seguiu o seu percurso artístico: Meg Stuart criou a sua companhia, Damaged Goods, em Bruxelas, trabalhando também em Zurique e Berlim. Camacho trabalhou como intérprete em criações de Alain Platel e Carlota Lagido, prosseguindo com a criação coreográfica desde 1988 e fundando, em Lisboa, a sua própria estrutura de criação e produção – a EIRA.
Em 1999, em Moscovo, os seus percursos cruzaram-se novamente, embora de forma breve, no decorrer do Projecto de Improvisação Crash Landing. Em 2007, estão novamente juntos, na peça criada pela coreógrafa para o bailarino, BLESSED, numa instalação sonora de Hahn Rowe.
Sem comentários:
Enviar um comentário