quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ARTES PERFORMATIVAS: 27, 28 e 29 de Setembro no NEGÓCIO * ZDB


Rafael Alvarez

ÚLTIMA CHAMADA (Quinta-feira, dia 27 às 21:30)

COLECÇÃO PRIVADA (Sexta e Sábado, dias 28 e 29 às 21:30)


Tal como já aconteceu noutras ocasiões, em Setembro o NEGÓCIO apresenta duas peças do mesmo criador.
Teremos a possibilidade de assistir aos dois trabalhos mais recentes que enquadram a trilogia que Rafael Alvarez está presentemente a desenvolver.
Por um lado, Última Chamada, que foi inicialmente desenvolvida na ZDB enquanto work-in-progress, por outro, Colecção Privada que estreou recentemente no Citemor após residência criativa e agora se apresenta em Lisboa.
Esta dupla programação visa criar, numa concentração de tempo e meios, a oportunidade de assistir e reflectir sobre o universo, os actuais problemas e soluções criativas deste coreógrafo.

NEGÓCIO: Rua de O Século nº 9 porta 5.
Entrada 7,5€
Reservas Tel. 21 343 02 05 ou reservas@zedosbois.org

====================================================================
ÚLTIMA CHAMADA de Rafael Alvarez
27 de Setembro às 21:30

Última Chamada constitui-se como uma colecção de objectos pessoais, inscritos no espaço através de uma acumulação de percursos, em que se cruzam relações amorosas e viagens.

O que será que nos fez partir sem prever o necessário?

Estar longe, fazer novos conhecimentos, sentir saudades, fazer contas à vida, coleccionar objectos, perder o sentido de orientação, registar locais de passagem, marcar encontros, perder a noção do tempo, articular novas palavras, transportar bens pessoais em segurança, ponderar pequenos excessos, descobrir as diferenças, projectar à distancia, invadir o espaço, olhar por entre as coisas, habitar com data marcada, perder de vista, voltar a casa, estar sozinho no meio do trânsito, agarrar no mapa e partir, trancar a porta, fechar os olhos, andar em círculos, contar até um, lançar o isco, calcular os riscos, não esperar nada, domesticar quem está ao nosso lado, não dizer nada, esperar por amanhã, não abandonar a bagagem, fazer amor às escuras, inflacionar as coisas, não ter resposta para tudo, ter tudo no bolso.

====================================================================
COLECÇÃO PRIVADA de Rafael Alvarez
28 e 29 de Setembro às 21:30


Colecção Privada apresenta-se como um dispositivo coreográfico, instalado no espaço a partir de coabitações, ocupações, arrumações e duplicações de objectos e percursos, em que se cruzam espaços domésticos e compromissos amorosos.


O que será que nos fez ficar sem prever o necessário?


Estar perto, sentir saudades, oferecer a outra face, negociar fronteiras, fazer contas à vida, coleccionar objectos, perder o sentido de tempo, registar as falhas, conceder desejos, marcar as diferenças, limitar o espaço, ganhar terreno, partir a louça, olhar para trás, fazer a cama, lavar a roupa suja, ponderar pequenos excessos, descobrir as diferenças, invadir o espaço, olhar por entre as coisas, dormir até de manhã, fazer as pazes, tirar medidas, falar no plural, tirar os cantos à casa, fazer milagres, não pregar olho, esquecer rápido, voltar a casa, trancar a porta, fechar os olhos, andar em círculos, contar até um, somar dois mais dois, olhar para o lado, calcular os riscos, esperar tudo, domesticar quem está ao nosso lado, estalar o verniz, capitalizar o compromisso, não dizer nada, esperar por amanhã, não abandonar o lume, varrer para baixo do tapete, ouvir a voz da razão, inflacionar as coisas, não ter resposta para tudo, ter tudo dentro de casa, separar as águas, vestir a camisola, esperar sentado.

Colecção Privada (2007) constitui a segunda parte de uma trilogia iniciada com Última Chamada (2005) e que será concluída em 2008. Esta trilogia assenta numa pesquisa e desenvolvimento coreográfico em torno da identidade, das relações amorosas, e de diversos objectos associados a espaços urbanos e contextos domésticos. Resultando numa negociação entre a acção do corpo e a narratividade dos objectos.



Sem comentários: