quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

2º Aniversário do Projecto Marginal


Born a Lion e d3o no 2º Aniversário do Projecto Marginal

A Projecto Marginal – Associação Cultural comemora, no próximo dia 23 de Fevereiro, o seu segundo ano de actividade, com uma festa de aniversário no Santiago Alquimista.

Num primeiro ano esta associação recuperou, para a cidade de Lisboa, antigos espaços como a Caixa Económica Operária, o Grémio Lisbonense, o Ateneu Comercial de Lisboa ou o Convento das Mónicas com eventos que movimentaram mais de 7000 pessoas.

Neste segundo ano o Projecto Marginal apostou, em promover concertos com as bandas do novo rock português inseridas dentro de eventos ligados ao cinema (Festival de Cinema Indielisboa, lançamento do filme INLAND EMPIRE de David Lynch), festivais multidisciplinares (Festival Táxi) e ainda nas noites de quinta-feira no bar Europa, as Noites Marginal Rock. Mais uma vez, conquistou novos públicos, criou novos conceitos (Grunge Festa, Festa dos Balcãs, Noites Indie) e continua a fazer sucesso nas noites de Lisboa.

Além de tudo isto, a associação lançou a Marginal Aventura, com o objectivo de organizar eventos de desportos radicais e com grande ligação à natureza e ao património cultural das cidades. O seu primeiro evento, um peddy-paper nocturno na zona histórica da Baixa lisboeta, foi um grande sucesso em termos de adesão de participantes e de diversão em noite de Halloween.

Na sala principal do Santiago Alquimista vão desta vez actuar duas bandas portuguesas já com provas dadas, os Born a Lion e os d3o.


Depois de alcançarem um honroso terceiro lugar no pódio do Termómetro Unplugged realizado em Abril de 2006 e de abrirem em Maio o concerto em Portugal dos britânicos Art Brut, os Born a Lion (Marinha Grande) assinaram pela Rastilho Records o contrato para a edição de "John Captain". Este foi produzido por Marco Jung (Ianasonic, Dapunksportif) e contou com a participação especial de Paulo Furtado (Legendary Tiger Man|Wray Gunn) nas músicas “My Black Horse” (slide-guitar) e “67´Cadillac” (voz). A música dos Born a Lion remete-nos para a paisagem bucólica norte americana, sempre ao longo do curso do Mississipi. Um misto de Johnny Cash, Immortal Lee County Killers, Black Sabbath e Led Zeppelin. Mas não se deixem iludir, os Born a Lion não são mais uma banda que tenta entrar na onda retro por uma questão de moda ou facilitismo.


Em seguida, os d3o, um power trio vindo de Coimbra que bebe inspiração no blues e incendeia os palcos com o seu rock que transpira energia, destila raiva e explode intensidade. A banda de Tony Fortuna (um dos elementos dos extintos Tédio Boys, de onde saíram ainda Paulo “Tigerman” Furtado ou Kaló dos Bunnyranch), encontra-se em tournée para comemorar o lançamento de “The Box”, uma edição especial limitada a 100 exemplares, que inclui os três EPs da banda: “7 Heartbeat Tracks”, “SixPackTrack” e “8 Tracks on Red”.

Para além destas duas bandas, actuarão ainda os djs que estiveram em destaque nas festas do Projecto Marginal no ano de 2007. Todas as vertentes do rock, desde os blues ao punk, das melodias dos eighties ao indie rock actual, passando pelo grunge e o rock alternativo dos anos 90, serão ouvidas nesta noite com os sets de Miss Nicotine, Cantrell e dos New Sonic (R)Evolution. Tudo isto acompanhado pelas imagens da VJ Marta Machado.

Para além de tudo isto, inaugurará a exposição de fotografia de Alípio Padilha, com fotografias dos concertos, festas e outros eventos promovidos pelo Projecto Marginal neste segundo ano de actividade.

Os bilhetes custam 5 euros e as portas abrem às 23h00.




Mais informações em:

www.projectomarginal.com
www.myspace.com/d30rock

www.myspace.com/bornalionband

Santiago Alquimista
Rua de Santiago, nº 19

Lisboa

www.santiagoalquimista.com

Contactos:
Miguel Lopes
miguel.lopes@projectomarginal.com

936272935

Sem comentários: