sexta-feira, 7 de março de 2008

EMIR KUSTURICA & THE NO SMOKING ORCHESTRA > 3 DE AGOSTO > HEINEKEN PAREDES DE COURA

EMIR KUSTURICA
& THE NO SMOKING ORCHESTRA

A banda do realizador Emir Kusturica vem a Portugal espalhar a festa dos Balcãs no próximo Verão, no Heineken Paredes de Coura.

Conhecida pela intensidade cénica dos seus concertos, esta orquestra insólita faz uma fusão genial de rock com punk e música cigana tradicional da Jugoslávia que transforma todos os espectáculos numa verdadeira festa de energia explosiva.

Belgrado, inícios dos anos 80, o movimento punk e new age nascia como alternativa à música rock. Neste contexto de mudança são inúmeras as bandas que nascem com um desejo manifesto de acompanharem a cena musical ocidental. É no meio deste desejo ingénuo, mas genuíno, que surgem os No Smoking Orchestra.

Fundada pelo Dr. Nelle Karajlic, vocalista e mentor da banda, a sua música destacou-se de imediato pelas suas letras satíricas, muito agressivas relativamente ao poder político da época. Esta atitude garantiu-lhe um enorme sucesso e o estatuto de estrela numa Jugoslávia ainda dominada pela penumbra do socialismo de Tito.

Os milhares de discos vendidos e os concertos esgotados mostraram que algo de interessante estava a nascer num país que desejava um outro caminho após a morte de Tito.

Após algumas contrariedades decorrentes da censura e das personalidades dos seus músicos, a banda enfrenta a sangria de alguns membros. Em 1986, Emir Kusturica, ex-punk rock e premiado realizador de cinema, decide integrar a banda No Smoking Orchestra, colmatando a saída do baixista. A banda ganhava, então, uma popularidade no ocidente que até então não tinha.

A notoriedade que Kusturica tinha como cineasta no ocidente poderia ser, então, transportada para a música. Durante a rodagem do filme "Gato Preto, Gato Branco", Kusturica desafiou Karajlic e Sparavalo a comporem a banda sonora. O êxito do filme e da banda sonora foram tão aclamados que nasceu a partir daí, uma nova parceria que é responsável por belas bandas sonoras e por concertos fantásticos.

Em Agosto cá esperamos por eles. O dia é o 3, entra na Festa! pit bull... terrier.


Links:
thenosmokingorchestra.com/
www.myspace.com/emirkusturicathnosmokingorchestra

Sem comentários: