segunda-feira, 10 de março de 2008

PRIMAL SCREAM > 1 DE AGOSTO > HEINEKEN PAREDES DE COURA

Como já vem sendo hábito, o Festival Heineken Paredes de Coura trará até às margens do Tabuão, mais um ícone da música independente: Os Primal Scream Percursores de uma fusão indie-dance nos anos 90, os Primal Scream venderam ao longo da sua carreira, mais de dez milhões de discos, com especial destaque para o seminal “Screamadelica” que representou uma viragem na música independente.
Formados em 1982 em Glasgow, Escócia, os Primal Scream não passavam do projecto paralelo de Bobby Gillespie, à altura baterista dos Jesus & Mary Chain.Após uma breve abordagem ao rock psicadélico e de garagem através dos primeiros álbuns “Sonic Flower Groove” e “Primal Scream”, a banda decide reinventar-se e enveredar pelos caminhos da música de dança e criar uma fusão pop e acid house ao estilo Stone Roses e Happy Mondays, que viria a mudar a face da música britânica. A colaboração com Andrew Weatherall e Hugo Nicholson na produção, tornou-se essencial na gravação do já anteriormente mencionado “Screamadelica”, vencedor do primeiro Mercury Prize, em 1992.os anos que se seguem, a banda não tem medo de arriscar e segue noutras direcções, desde a influencia dos Rolling Stones e o rock mais sujo dos Stooges ou dos MC5 em “Give Out But Don’t Give Up” passando pela fusão dance-rock de “Vanishing Point” e a agressividade de “XTRMNTR” e “Evil Heat”.
Após “Riot City Blues”, de 2006, a banda regressa a estúdio para a gravação de um novo álbum a sair este ano e que tem a produção James Ford dos Simian Mobile Disco.
Alguns dos novos temas nele incluído terão certamente estreia marcada ao vivo no palco principal do Heineken Paredes de Coura, com honras de cabeça de cartaz! Os outros, os “hinos”, já sabemos com o que contamos! É no dia 1 de Agosto!

Links: www.primalscream.net / www.myspace.com/primalscream

Sem comentários: