segunda-feira, 3 de setembro de 2007

D’UN SOIR UN JOUR (2006) * CCB









Rosas & Anne Teresa De Keersmaeker

21 E 22 SETEMBRO | GRANDE AUDITÓRIO | CCB

Anne Teresa De Keersmaeker coreografia

Fragmento da coreografia original

Coreografia Prélude à l’après-midi d’un faune: Vaslav Nijinsky

Filme Blow-up (M. Antonioni, 1966) Licenciado por Turner Entertainment Co

Música:

C. Debussy: Prélude à l’après-midi d’un faune

I. Stravinsky: Symphonies of Wind Instruments / To the memory of Claude Achilles Debussy

G. Benjamin: Dance Figures (criação)

G. Benjamin: Ringed de Flat Horizon

I. Stravinsky: Fireworks / Orchestral Fantasia

C. Debussy: Jeux

Criada com e dançada por: Botjan Antoncic, Sue-Yeon Youn, Tale Dolven, Kosi Hidama, Fumiyo Ikeda, Kaya Kolodziejczyk, Cynthia Loemij, Mark Lorimer, Moya Michael, Elizaveta Penkóva, Zsuzsa Rozsavölgyi, Taka Shamoto, Igor Shyshko, Clinton Stringer

Decor e iluminação: Jan Joris Lamers

Figurinos: Tim Van Steenbergen:

Fotografia: Herman Sorgeloos:

Produção: Rosas & La Monnaie | De Munt

Co-produção: Théâtre de la Ville, Paris

Criação mundial: La Monnaie | De Munt, 17 Maio 2006

Sob o título D’un soir un jour, a coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker concebeu, ao som de Debussy, George Benjamin e Stravinski, seis andamentos de excepcional riqueza; seis oportunidades de partilharmos com a coreógrafa a sua obsessão entre o puro movimento e a música.

O trabalho coreográfico de Anne Teresa De Keersmaeker tem revelado, desde sempre, uma forte ligação com a música – música enquanto fonte e enriquecimento dos movimentos. Pela primeira vez, a aclamada criadora belga coreografa as complexas mas transparentes composições de Claude Debussy, às quais se juntam as de George Benjamin e Igor Stravinski. Sob o título D’un soir un jour, seis coreografias desenrolam-se numa viagem musical que começa e termina ao som do compositor francês. Prélude à l’après midi, a composição inspirada no poema de Stéphane Mallarmé sobre a ténue fronteira entre a realidade e a imaginação, é a primeira; Jeux, construída como um sugestivo jogo de ténis que se transforma num ritual de sedução, a última. No meio estão duas composições do contemporâneo britânico George Benjamin, uma das quais – Dance Figures – foi criada especialmente para a Companhia Rosas. A transição entre os temas de Debussy e de George Benjamin é feita com composições de Igor Stravinski, amigo e admirador de Debussy.

O efémero, o desejo, a elegância, a natureza, a explosão de energia e a sedução são alguns dos temas sugeridos. Uma coreografia, um dia – un jour. O brilho de momentos fugazes dançado por 14 bailarinos.

Com D’un soir un jour, Anne Teresa De Keersmaeker oferece um espectáculo cheio de surpresas, sonhos, ameaças suspensas, sensualidade, desejos insatisfeitos... [JEAN-MARIE WYNANTS, LE SOIR, 19 MAIO 2006]

Sem comentários: