quarta-feira, 31 de outubro de 2007

15 a 18 Nov. no CCB: «F***R E IR ÀS COMPRAS» de Mark Ravenhill | Gonçalo Amorim/Primeiros Sintomas

GONÇALO AMORIM | PRIMEIROS SINTOMAS

F***R E IR ÀS COMPRAS

(SHOPPING AND F***ING) DE MARK RAVENHILL





15, 16, 17 e 18 NovEMBRO na Sala de Ensaio DO ccb

Dia 15, 16 e 17 NOV.: 21H | Dia 18 NOV.: 16H

Texto: Mark Ravenhill

Tradução: Ana Bigotte Vieira

Direcção Artística e Encenação: Gonçalo Amorim

Interpretação: Carla Maciel, Carloto Cotta, Pedro Carmo, Pedro Gil e Romeu Costa

Co-Produção: Primeiros Sintomas / CCB

“Acho que todos precisamos de histórias, nós inventamos histórias para nos aguentarmos. E penso que há muito tempo havia grandes histórias. Histórias tão grandes que podias viver a vida toda nelas. (...) Mas todas elas morreram ou o mundo cresceu ou ficou senil ou nos esquecemos, e então agora estamos todos a fazer as nossas próprias histórias. Pequenas histórias. O que acontece de diferentes maneiras. Mas cada um tem uma.”

Mark Ravenhill, Shopping and Fucking (fala de Robbie)

O nome é provocatório, tal como a peça. Mark Ravenhill reúne toda a brutalidade, inteligência e ironia do seu trabalho no título – Shopping & F***ing. De facto, há dois planos políticos que se entrecruzam e tecem a peça: F***r e ir às Compras é, por um lado, um check-up à sociedade de consumo e, por outro, revela uma sensibilidade extrema quanto à dinâmica das relações.

Mark, um toxicodependente em recuperação, comprou Robbie e Lulu no supermercado. Segundo revela, procura relações que nada signifiquem, que sejam como transacções, uma vez que proclama “nada de dependências”. Personagens que usam o dinheiro como anestesia, que fazem do consumo uma vacina para o desejo, para, no limite, se tornar explícito que não dá, não funciona. E no entanto vai funcionando...

Uma reflexão sobre a globalização, a violência e o corpo, questões que estão instaladas nas sociedades contemporâneas e que se materializam em cenário de cartão rasgado e em actores que vomitam palavras, procurando com o seu corpo a solução.

Sem comentários: