terça-feira, 23 de setembro de 2008

Howard S. Becker e Robert Faulkner com Carlos Barretto: teoria e prática do jazz em concerto (dia 24 de Setembro em Coimbra)

O Salão Brazil, na Baixa de Coimbra, acolhe, na próxima quarta-feira, dia 24 de Setembro, a partir das 16h30, um concerto de jazz onde o contrabaixista Carlos Barretto se juntará aos reputados sociólogos (e músicos) Howard S. Becker (piano) e Robert Faulkner (trompete). O concerto fará parte de uma sessão em torno do jazz e das lógicas de organização colectiva do trabalho artístico, uma temática que tem vindo a ser desenvolvida nos últimos anos por estes dois importantes sociólogos norte-americanos.

Howard S. Becker e Robert Faulkner, autores de “Do you Know? Jazz Repertoire in Action” (Chicago University Press: 2008), livro que será apresentado publicamente pela primeira vez durante esta sessão, tentarão fornecer-nos pistas para a resolução de um simples problema, que identificam da seguinte forma: “Em milhares de lugares, todas as noites, na Europa, nos Estados Unidos e em muitos outros sítios no mundo, algo semelhante a isto acontece. Vários músicos que poderão não se conhecer, encontram-se para tocar. Tocam várias horas, sem qualquer tipo de ensaio, apenas com música escrita de forma rudimentar (se a tiverem, e frequentemente não têm), e a sua performance é satisfatória, para o contentamento dos seus empregadores e audiências. A nossa questão é: como é que eles conseguem fazer isto? Que conhecimento e competências precisam para conseguir actuar com sucesso este feito de actividade coordenada?”.

Não conhecendo previamente o contrabaixista português, Becker e Faulkner “encenarão” com Carlos Barretto este tipo de encontro entre músicos de jazz, onde a performance acontece mesmo sem pautas. Após o concerto, debater-se-ão algumas das questões que emergirem durante a sessão. O debate contará com a presença de Rui Eduardo Paes, o editor da revista jazz.pt, única publicação em Portugal exclusivamente dedicada ao jazz e às músicas improvisadas.

A presente iniciativa, que se integra nas celebrações dos 30 anos do Centro de Estudos Sociais e dos 20 anos da licenciatura em Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, conta com a colaboração do JACC - Jazz ao Centro Clube.

Programa completo

24 de Setembro, 16.30 horas

Largo do Poço – Baixa de Coimbra

Salão Brazil

Conferência "Os repertórios do jazz americano"

Concerto com H. S. Becker (piano), R. Faulkner (trompete) e Carlos Barretto (contrabaixo) seguido de debate, com participação de Rui Eduardo Paes (jazz.pt - revista bimestral de Jazz)

25 de Setembro, 17.00 horas

Sala Keynes, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Seminário "O Trabalho de Campo e a Observação Participante"

Mais informações em

http://www.ces.uc.pt/doutoramentos/criatividadecooperacaoarte.php

Organização

Centro de Estudos Sociais

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Colaboração

JACC – Jazz ao Centro Clube

www.jacc.pt

Sem comentários: