quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Workshop Construção e Manipulação de Bonecos de Varas

Ciclo
Artes Circenses
Workshop
Construção e Mainpulação de Bonecos de Varas
Formador
João Calixto
Horário (total de 9 horas)
14 Setembro - 15h/18h
21 Setembro - 15h/18h
28 Setembro - 15h/18h
Valor
65€
Limite de Inscrição
11 Setembro


Sinopse
A partir dos lutadores de "Petits Contes Nègres" da companhia RoyalDeLuxe e do conto "A Idade Heróica" de Henri Michaux, pretende-se odesenvolvimento de um trabalho de sensibilização ao teatro demarionetas. Construção, manipulação e composição com vários bonecos e3 manipuladores por boneco.

Conteúdos
Sessão 1.
Partindo de materiais pobres pretende-se a construção de umboneco (1m de altura aprox.) por cada 3 pessoas.
Sessão 2.
Através de exercícios técnicos e de improvisação desenvolveruma habituação à manipulação.
Sessão 3.
Construção de uma simples dramaturgia e respectivasimprovisações e definições visando a composição de uma cena com osdiversos bonecos construídos.

Materiais (por participante)
Dois cabos de vassoura (madeira).
Roupa velha, sapatos, luvas, chapéus (a fim de vestir o boneco).
Rolo de fita papel (3 cm largura aprox.)
Cordão (tipo atacadores sapatos)
Tesoura
Berbequim e serrote ou tico-tico (se o possuir)

Observações
Cada participante deve trazer vestuário apropriado para cada sessão.Assim na 1ª sessão deve trazer roupa que possa sujar. Na 2ª e 3ªsessão a roupa deverá ser confortável e de pouca cor. (se possível nãotraga roupa preta).Os materiais e a dedicação na sua procura são fundamentais.

Formador

João Calixto frequentou o Curso de Desenho no AR.CO – Centro de Arte e Comunicação em Lisboa, 1999. Membro da Direção fundadora da Circolando – Cooperativa Cultural, exerce funções de Director Plástico (Cenografia, Adereços, Figurinos) e de Intérprete no período entre 2000 e 2005. Desde Janeiro de 2005, equipado de atelier próprio em Lisboa, trabalha como cenógrafo em regime de freelancer. Desenvolve como cenógrafo e marionetista, "As Pequenas Cerimónias", espectáculo de teatro de marionetas e objectos estreado a Julho de 2007 e actualmente em itinerância. Como formador participou na ESTC - Escola Superior de Teatro e Cinema, na ESTAL - Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Centro de Pedagogia e Animação do CCB, Espaço Evoé, entre outros.
Informações e Inscrições

Sem comentários: