sábado, 29 de maio de 2010

LINHAS INVISÍVEIS



LINHAS INVISÍVEIS
CURADORIA: RITA SOBREIRO

INAUGURA DIA 5 DE JUNHO PELAS 15H00
TORRES VEDRAS
Linhas Invisíveis é um projecto de intervenção artística efémera concebido no âmbito das Comemorações dos 200 anos das Linhas de Torres, a inaugurar a 5 de Junho de 2010, pelas 15H00, com uma visita orientada.
Esta operação, multidisciplinar, engloba a produção de um conjunto de obras site-specific que invadirão pontos icónicos da cidade. O intuito é partir da comemoração de uma efeméride importante no contexto histórico de Torres Vedras para realizar um evento cultural de características inéditas a nível local que possibilite um olhar renovado da comunidade residente perante a cidade e, simultaneamente, promova o alargamento das acções culturais e artísticas desenvolvidas pelo município, conduzindo-o a um reconhecimento nacional.
Linhas Invisíveis visa, antes de mais, fomentar o (re)conhecimento e a valorização do espaço habitado através da arte contemporânea, afirmando o potencial desta enquanto elemento possibilitador de debate, diálogo e interacção.
Entendendo a arte contemporânea como instrumento de acção privilegiado na geração de conhecimento, reflexão e de novas experiências, pretende-se, com este projecto, introduzi-la como teaser, como agente de provocação, criando um sentimento disruptivo, em espaços que fazem parte do quotidiano e das vivências da comunidade local.
 A ideia é, portanto, captar a atenção dos habitantes de Torres para pontos específicos da cidade, de forte valor identitário e histórico, levando-os a ver algo que sempre esteve diante dos seus olhos, mas que raramente é verdadeiramente visto.
Até lá,

Sem comentários: