quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Concertos a solo * Tó Trips e J. Braima Galissá * na ZDB

Sexta-feira 23 de Novembro às 23h00
Solo_sessions

Tó Trips (PT)
J. Braime Galissá (GW)


Tó Trips
Estreia a solo na ZDB do mackintóxico Tó Trips, sozinho com as suas guitarras avariadas e iluminadas, cheias de histórias para contar.

+ myspace Tó Trips

J. Braima Galissá
O Mestre Galissá nasceu, cresceu e vive com um kora. "Djidiu" é o seu apelido de rua, Kora, seu instrumento de 22 cordas. Em Portugal Galissá defende a cultura musical Mandinga como Salif keita, Mory kante e muitos outros defendem mundialmente.
O kora foi inventado por Djali Mady Wulen em Gabú. Os primeiros Kora’s eram constituídos por 21 cordas feitas de pele de Gazela bem trançadas e finas. Com a chegada dos Europeus as cordas foram mudadas para os fios de pesca (nylon). Em Gabú os músicos de Kora são conhecidos pelo apelido Galissá. Os materiais que constituem o kora são: a cabaça, metal, as cordas, madeira, recortes de pano que servem para protecção do cavalete e rebites, sendo que antigamente, no lugar desses rebites se usavam pedaços afiados de canas de bambu que seguravam a pele à cabaça do instrumento. Kora no dialecto Mandinga significa o "instrumento que abrange tudo". Desempenha um importante papel na vida cultural da sociedade Mandinga e por outro lado tem associado a história do povo Mandinga, que são recitadas em ocasiões especiais. O Kora envolve tudo e todos, sejam trovadores ou historiadores. Implica a educação, a saúde e a cultura. Para o Galissá, abarca mesmo tudo. O Kora surgiu, segundo os familiares do Galissá, nos meados do século XIII. Sucedeu o "tonkoron" que evoluiu para o "bolonbata" e de etapas em etapas desenvolveu-se até aparecer o Kora que conhecemos com 21 (ou mais) cordas. O kora já há algum tempo que tem servido aos psicólogos na avaliação de doentes mentais. O kora actualmente é estudado por vários especialistas, quer educadores infantis, antropólogos, etnomúsicólogos, por muitas culturas nas universidades europeias, principalmente nas academias musicais e museus etnográficos.

Em galissa.com.sapo.pt

+ site J. Braima Galissá

Entrada: 6€

Sem comentários: