quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Patrick Faigenbaum no CAMJAP > 16.Nov.07 - 24.Fev.08

Exposição

PATRICK FAIGENBAUM

Fotografias 1973.2006

Inauguração: 15 Novembro 2007 pelas 18h30

15 de Novembro 2007 a 24 de Fevereiro 2008

CAMJAP, Galeria de Exposições Temporárias

Comissariado: Jorge Molder

O objectivo desta exposição e do livro que a acompanha é revelar um corpus de imagens singulares, autónomas e unidas numa rede de figuras e temas. Estas imagens foram sendo produzidas ao longo de mais de vinte anos, datando a mais antiga de 1973 (foi nessa altura que Faigenbaum passou da pintura à fotografia) e a mais recente de 2006.

A presente exposição não constitui uma súmula retrospectiva, pois preocupa-se menos com o acompanhamento de uma evolução do que com a reconstituição de um mundo íntimo de imagens simultâneas, formado por temas obcecantes, recuperações e analogias.

Faigenbaum é um retratista, que durante muito tempo se dedicou em exclusivo a esta prática; não obstante, alargou o seu território ao diversificar as suas investigações, anexando praticamente todos os géneros da tradição pictural. A presença e a espessura das suas imagens devem-se essencialmente ao tratamento dos modelos, num espaço sabiamente delimitado e modulado pela luz. Tudo, aqui, se constitui em corpo. Mas este trabalho da forma plástica inclui-se igualmente no tempo. O fotógrafo escultor é um menino músico.

GRUPOS ORGANIZADOS

Marcações e informações Sector de Educação e Animação Artística

cam-visitas@gulbenkian.pt

www.camjap.gulbenkian.pt

www.gulbenkian.pt

Sem comentários: