terça-feira, 27 de novembro de 2007

CCB | 28 a 30 Nov.: O FAZEDOR DE TEATRO de Thomas Bernard pela Cª Teatro Almada


O FAZEDOR DE TEATRO

COMPANHIA DE TEATRO DE ALMADA

[Prémio da Crítica em 2004]

28, 29 e 30 de Novembro – 4ªf a 6ªfeira

Pequeno Auditório, 21h, CCB

"...uma das mais deslumbrantes e poderosas criações

da Companhia de Teatro de Almada. A não perder."

(Miguel Pedro Quadrio, Diário de Notícias, 17 Fev. 2004)

A Companhia de Teatro de Almada repõe a encenação de Joaquim Benite da peça de Thomas Bernhard, O Fazedor de Teatro, numa interpretação que valeu ao actor Morais e Castro, como Bruscon, o Prémio da Crítica em 2004.

O Fazedor de Teatro, no original alemão Der Theatermacher, é sem dúvida uma das peças de Thomas Bernhard que até hoje mais êxito alcançou e mais representada tem sido. Pertence já à fase de "maturidade dramática" do autor, tendo sido escrita na primeira metade dos anos oitenta. Tendo como protagonista um velho actor do Teatro Nacional em digressão pela província, O Fazedor de Teatro é uma tragicomédia onde as reflexões sobre a arte e o teatro servem para falar da política, da vida, do absurdo.

"O que os actores representam é sempre representado de forma errada. É portanto mentira, meu caro senhor, e justamente por isso é teatro. O que se representa é mentira e nós adoramos a mentira representada. Foi assim que escrevi a minha comédia, fingindo. Assim a representamos, fingindo. Assim ela é recebida, fingindo. O escritor é fingido, o intérprete é fingido, e os espectadores também são fingidos e tudo junto é um único absurdo, já para não dizer que se trata de uma perversidade que já tem milhares de anos. O teatro é uma perversidade com milhares de anos pela qual a humanidade é doida, e é tão doida por ela porque é doida pela sua mentira e o seu fingimento, e em parte nenhuma desta humanidade o fingimento é maior e mais fascinante que no teatro."

(Fala de Bruscon, em O Fazedor de Teatro.)

Ficha Técnica:

Interpretações | Morais e Castro (Bruscon), Francisco Costa, Maria Frade, Miguel Martins, Teresa Gafeira, Manuela Costa

Direcção de montagem | Carlos Galvão

Som | Carlos Galvão

Figurinos e máscaras | Sónia Benite

Luz | José Carlos Nascimento

Cenografia | Jean-Guy Lecat

Tradução | José A. Palma Caetano

Encenação | Joaquim Benite

Sem comentários: