Exposição
PATRICK FAIGENBAUM
Fotografias 1973.2006
Inauguração: 15 Novembro 2007 pelas 18h30
15 de Novembro 2007 a 24 de Fevereiro 2008
CAMJAP, Galeria de Exposições Temporárias
Comissariado: Jorge Molder
O objectivo desta exposição e do livro que a acompanha é revelar um corpus de imagens singulares, autónomas e unidas numa rede de figuras e temas. Estas imagens foram sendo produzidas ao longo de mais de vinte anos, datando a mais antiga de 1973 (foi nessa altura que Faigenbaum passou da pintura à fotografia) e a mais recente de 2006.
A presente exposição não constitui uma súmula retrospectiva, pois preocupa-se menos com o acompanhamento de uma evolução do que com a reconstituição de um mundo íntimo de imagens simultâneas, formado por temas obcecantes, recuperações e analogias.
Faigenbaum é um retratista, que durante muito tempo se dedicou em exclusivo a esta prática; não obstante, alargou o seu território ao diversificar as suas investigações, anexando praticamente todos os géneros da tradição pictural. A presença e a espessura das suas imagens devem-se essencialmente ao tratamento dos modelos, num espaço sabiamente delimitado e modulado pela luz. Tudo, aqui, se constitui em corpo. Mas este trabalho da forma plástica inclui-se igualmente no tempo. O fotógrafo escultor é um menino músico.
GRUPOS ORGANIZADOS
Marcações e informações Sector de Educação e Animação Artística
Sem comentários:
Enviar um comentário