quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

PANORAMA 2ª MOSTRA DO DOCUMENTÁRIO PORTUGUÊS


PANORAMA 2ª MOSTRA DO DOCUMENTÁRIO PORTUGUÊS
15 a 24 Fevereiro 2008 Cinema S. Jorge, Lisboa

10 dias | 37 sessões | 81 filmes | 9 debates

Este ano partindo da questão que cinema faz o documentário português?, o PANORAMA propõe cimentar-se como espaço de encontro e debate entre os filmes e as pessoas, uma troca de impressões e experiências que contribua para uma visão maior do documentário português.

A divisão da programação será novamente temática, propondo analisar as formas e as ferramentas dessa criação. Assim, essas ferramentas foram concentradas em três grandes núcleos onde estão agrupados os 76 filmes seleccionados: a CÂMARA, o SOM, e a MONTAGEM.

Os debates também regressam
e é o momento em que um dos principais objectivos do Panorama ganha forma: o lugar onde os filmes e a programação, assente na multiplicidade e diversidade, ganham voz. Do painel de debates farão parte: João Pedro Rodrigues, Joaquim Pinto, Manuel Mozos, João Mário Grilo, Rui Poças, Pedro Marques, Luis Miguel Oliveira, Alberto Seixas Santos, José Manuel Costa, Margarida Cardoso e Catarina Alves Costa.

Uma retrospectiva do trabalho documental de Paulo Rocha em Percursos no Documentário Português completa a programação da segunda edição do Panorama. Serão exibidos cinco filmes deste autor que consideramos constituir um espólio essencial para pensar de que forma o documentário se inscreve no campo do cinema. A retrospectiva de Paulo Rocha culminará num debate com a presença do realizador.

O Panorama é a 2ª Mostra de Documentário Português organizada pela Direcção Municipal de Cultura | Videoteca Municipal de Lisboa, pela EGEAC E.M. – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural e pela APORDOC - Associação pelo Documentário.

Mais informação:
APORDOC



Sem comentários: