terça-feira, 9 de outubro de 2007

Enzo Enzo * Instituto Franco-Português

Enzo Enzo
"Voyage en duo"

15 de Outubro - 21h
Instituto Franco-Português




































Production: TOCA PIANO FALA FRANCÊS Unip. Lda. (myspace.com/tocapianofalafrances)

Bilhetes à venda: Worten, Fnac, Bliss, Lojas Viagens Abreu, Liv. Bulhosa (Oeiras Parque) e www.ticketline.pt.

RESERVAS: 707 234 234


Körin Ternovtzeff, nasce em Paris em 1959, filha de mãe francesa, de pai de origem ucraniana e neta paterna de russo-polacos. Em 1978, começa a tocar baixo eléctrico e cria a banda de rock Lili Drop, que obtém algum êxito com o single "Sur ma mob". Em 1982, Körin Noviz (nome que usava na altura) edita o seu primeiro single a solo na Virgin, "Je veux jouer à tout". Em 1984, para a edição do single "Blanche neige", Körin escolhe o pseudónimo Enzo Enzo. Em 1988, o grande público descobre-a, com o single "Les yeux ouverts" que se classifica no décimo lugar da tabela Top 50 e vende 100 000 exemplares.

De 1991 a 1994, Enzo Enzo é nomeada para as Victoires de la Musique na categoria de Esperança Feminina. As digressões sucedem-se: Francofolies de La Rochelle, Japão, Taiwan, concertos na Europa e no Canadá. O seu segundo opus intitulado "Deux" estreia em 1994. Em 1995, Enzo Enzo vence o prémio de Melhor Intérprete Feminina do ano nas Victoires de la Musique, recebe o prémio da Melhor Canção por "Juste quelqu'un de bien" (escrita por Kent) e o Prémio da Académie Charles Cros. "Deux" é disco de platina, com mais de 350 000 exemplares vendidos. Enzo desempenha o seu próprio papel de cantora no filme de Jacques Rivette, Haut, Bas Fragile. Em 1998, Enzo Enzo dá um concerto no Olympia de Paris, participa nas Francofolies de Montreal e vence o Prémio da Sacem atribuído aos jovens autores.

Em Janeiro de 2001, Körin Ternovtzeff recebe as insígnias de Oficial das Artes e das Letras atribuídas pelo Governo francês. Grava também discos em duo com, nomeadamente, Georges Moustaki, Zabou Breitman para a longa-metragem de desenho animado "Bécassine" estreada em 2002, Charles Aznavour, Nino Ferrer e, em 2003, Serge Lama. O seu quarto álbum estreia no início de 2002, com o 1º single "Ils s'adorent" assinado por Joël Barret. Cinco faixas do álbum são escritas por Allain Leprest: "Allain traz-me textos como quem oferece flores", sendo também de destacar as novas colaborações de Jacques Buvall e Bertrand Pierre (ex-PowWow). Nomeada pela segunda vez para as Victoires de la Musique, na categoria de Melhor Intérprete Feminina em 2002, Enzo inicia uma digressão nacional e internacional com as suas últimas canções encenadas numa orquestração bastante rock. Após a separação do grupo, retoma a digressão com uma formação mais latina, dirigida pelo chileno Alvaro Bello.

O seu gosto pela discrição e pelos intercâmbios delicados levam-na instintivamente para o caminho de uma "Voyage en duo" em 2003, tour que começa no Café de la Danse em Paris, partindo depois para a Suíça, a Alemanha, a Ilha da Reunião e Helsínquia. Acompanhada apenas pelo pianista Angelo Zurzolo em 2003, o recital piano/voz leva-a pelos caminhos da felicidade partilhada. Apoiada por Nery que, com a sua encenação, a ajuda a dar asas à sua fantasia, a cantora revela humor e fragilidade a um público enfeitiçado.

O seu último disco "Paroli", editado em 2004, além das assinaturas habituais, conta também com a colaboração de Daniel Lavoie, Daniel Mille para as músicas; Serge Lama, Brice Homs (um reencontro) e a escritora Marie Nimier para as letras. Após um álbum inteiro sem nada escrito por ela, Körin Ternovtzeff autora regressa com duas canções: "Tendo mais admiração pelos textos dos outros do que pelos meus, sinto dificuldade em abordar a escrita". Em 2006, a nova e profícua colaboração com o compositor Romain Didier oferece a Enzo dois projectos à sua medida. Desempenha o papel da Fada Azul em "Pinocchio court toujours", ópera para crianças inspirada no romance de Carlo Collodi e com libreto de Pascal Mathieu, onde canta ao lado de Pierre Perret (Gepeto), San Séverino (Grilo Falante), Mathias do grupo Dionysos, etc. (estreia do álbum em Novembro).

Enzo Enzo continua em digressão com o seu espectáculo "Voyage en duo" e a Festa do Cinema Francês tem o prazer de brindar o público lisboeta, no âmbito do CineMusica, com esta emocionante intérprete da canção francesa.

Sem comentários: