sexta-feira, 16 de julho de 2010

Andanças 2010 | Inovações e Experimentações


Festival Andanças - 2010
PédeXumbo quer recuperar danças tradicionais e trazer
bailes interactivos experimentais com tecnologias inéditas

Terá lugar no festival Andanças de 2010, de 2 a 8 de Agosto, em Carvalhais, São Pedro do Sul, a apresentação de dois projectos fundamentais da associação PédeXumbo, que combinam passado e futuro, tradições musicais e coreográficas, com novas criações.
A PédeXumbo tem por estratégia de médio prazo o desenvolvimento de duas vertentes, relacionadas e interligadas. Os projectos resultantes destas estratégias estarão presentes no Andanças:

- um arquivo de danças tradicionais portuguesas, de âmbito nacional;
- projectos de criação artística contemporânea no âmbito das danças tradicionais.

Arquivo de Danças do Alentejo

No âmbito dos arquivos de danças, a PédeXumbo iniciou na Primavera um projecto que faz o levantamento das danças tradicionais do Alentejo, coordenado por Domingos Morais (Instituto de Literaturas Tradicionais - Universidade Nova de Lisboa), e Lia Marchi (Olaria Projectos de Educação e Cultura, Brasil). Os arquivos são essenciais porque são fontes de conhecimento e preservação de memória, de património imaterial que está hoje em risco de desaparição completa. A dança é uma das formas de arte mais difíceis de captar e arquivar e aquela que está menos estudada em Portugal - mesmo no campo da Etnomusicologia, onde abundam estudos sobre música ou instrumentos musicais.
Mas são sobretudo formas de precaver o futuro e garantir matéria-prima ao dispor de todos os criadores: formas coreográficas belas e complexas são fonte de criação de novos movimentos.
Este projecto começou no Alentejo, por razões logísticas, mas o objectivo é expandi-lo a todo o território nacional.

No festival Andanças serão exibidos os primeiros materiais documentais resultantes deste trabalho, pela mão do Professor Domingos Morais - e postos em prática pelo público, numa postura inédita - um arquivo vivo, recuperado e dançado pelo público-alvo desta iniciativa: as novas gerações de artistas e criadores.

Flocking: tecnologia de bailes interactivos
O projecto "Flocking", com direcção artística de Luís Girão, é uma co-produção Artshare / PédeXumbo. Este projecto trabalha no campo da criação de bailes interactivos, explorando o conceito de trabalho em grupo versus massas anónimas. Neste projecto, os bailadores induzem, através da dança, o ambiente sonoro a despoletar, graças à presença de sensores, que condicionam o ritmo da música e o repertório seleccionado por um computador - um pouco como um cardume de peixes muda de direcção em simultâneo – o nome “flocking” deriva do inglês “flock” (rebanho).
A dinâmica de inteligência colectiva, apesar de ser trabalhada por meios complexos, é simples: se os bailadores dançam num ritmo mais rápido ou lento, ou com figuras mais complexas ou simples, a música tocada segue essa influência - e vice-versa.

Um tal processo interactivo nunca foi testado...até agora. E será no Andanças, tendo como base os repertórios da música e dança tradicional, que tal experiência-piloto terá lugar, aproveitando o facto de aí estarem presentes 30.000 pessoas, grande parte delas amantes da música tradicional, músicos e dançarinos experientes.

Até ao dia 15 de Julho está disponível a venda on-line de bilhetes para o festival, com 20% de desconto (depois dessa data será praticado o preço normal).

Site oficial do Andanças:
www.andancas.net

Contactos:
Associação PédeXumbo
www.pedexumbo.com
266 732 504 - 927 808 861
Apartado 2195, 7001-901 Évora
pedexumbo@pedexumbo.com

Sem comentários: