sexta-feira, 16 de julho de 2010

ESPERAMOS POR SO EM SINES | 16 JULHO | 22h00



Inauguração da exposição "A Secreta Vida das Palavras"
Relação de Al Berto com as imagens inspira exposição com duas gerações de artistas contemporâneos portugueses

Numa parceria e co-produção entre a Câmara Municipal de Sines (CMS) e o Centro Cultural Emmerico Nunes (CCEN), o Centro de Artes de Sines e o CCEN recebem, entre 16 de Julho e 25 de Setembro de 2010, a exposição “A Secreta Vida das Palavras”, que toma como ponto de partida a forte relação que Al Berto estabeleceu ao longo da sua vida com as imagens. A inauguração acontece no dia 16 de Julho, às 22h00, no Centro de Artes de Sines.

João Pinharanda, comissário, explica o conceito da exposição, que reúne em Sines obras de alguns dos mais promissores e consagrados representantes da arte contemporânea portuguesa:

“O ponto de partida desta experiência foi dado pelo estimulante exemplo da relação que o poeta Al Berto estabeleceu ao longo da sua vida com as imagens. De facto, a sua vida foi sempre preenchida por Imagens e por Palavras e a sua obra teceu-se entre a riqueza das imagens literárias e a sedução que sobre ele exerceram as imagens artísticas e os seus autores. Ele mesmo teve formação artística e foi autor de interessantíssimos desenhos dados a conhecer depois da sua prematura morte.

Este projecto foi desencadeado a partir do processo de criação utilizado no conjunto da sua obra mas, muito especialmente, no livro «A Secreta Vida das Imagens». Aí, Al Berto referia explicitamente, e a partir de obras concretas, um conjunto de artistas que amava e que completavam o seu modo de viver/ver o mundo. Não era a cronologia nem uma temática exterior que o conduzia nesse amor, era exactamente a procura do segredo que habita no coração das Imagens e que apenas através da palavra ele sabia desenhar. Pretende-se com esta exposição percorrer um caminho inverso - é isso que o título espelha ao designá-la como «A Secreta Vida das Palavras». Os artistas escolhidos, para os quais a Palavra é fundamental à definição dos respectivos trabalhos, irão procurar, através das Imagens que constroem ou encontram e que nos oferecem, o segredo que habita no coração das Palavras.

A interacção com as palavras de Al Berto, com as imagens que ele evoca nesses e em todos os outros poemas, com os sítios onde se movimentou, com o seu desejo do novo e do eterno, da vertigem das coisas e da verdade essencial das pessoas, a sua alegria trágica de viver dará sentido aos objectos artísticos contemporâneos que, criados, permitirão evocar a presença do poeta em Sines, devolvendo-o, em termos simbólicos, ao nosso convívio.

Os trabalhos usam pintura, escultura, fotografia, som, vídeo, instalação, e integram duas autoras historicamente consagradas, Ana Vieira e Ana Jotta, a par de um conjunto de mais jovens artistas, como Edgar Massul, Fernando Mesquita, João Ferro Martins, Nuno Cera, Pedro Diniz Reis, Rodrigo Oliveira, Rodrigo Tavarela Peixoto, Sara Santos e Vasco Costa.  

Através de visitas à cidade e um período de trabalho e residência em Sines, possibilitou-se a cada artista convidado um conhecimento mais profundo e sentido do ambiente natural e cultural onde o poeta viveu a maior parte da sua vida e onde interveio activamente como cidadão, possibilitando assim uma mais fácil e eficaz integração das obras de arte no meio urbano e social onde vão ser apresentadas. 

Em complemento, mas em diálogo directo com a exposição que temos vindo a citar, serão mostradas obras do conjunto de artistas que, sendo explicitamente citados em livro por Al Berto, estão em condições de poderem ser encontrados nas colecções portuguesas (Pedro Cabrita Reis, que participou na ideia da exposição, Pedro Calapez, Rosa Carvalho, Pedro Casqueiro, Rui Chafes, António Correia, José Pedro Croft, Ilda David’, Carlos Nogueira, Manuel Rosa, Rui Sanches e Julião Sarmento). Criaremos assim um tecido ainda mais denso de significados, um cruzamento ainda mais rico entre Palavra e Imagem, capaz de nos conduzir de modo ainda mais intenso ao coração secreto que habita e domina o universo de todos os criadores.”

“A Secreta Vida das Palavras“ é uma iniciativa no âmbito da 13.ª edição do projecto Verão Arte Contemporânea do Centro Cultural Emmerico Nunes e está integrada no programa de iniciativas paralelas do 12.º FMM Sines – Festival Músicas do Mundo.

A exposição pode ser visitada todos os dias, entre as 14h00 e as 20h00. A entrada é livre.

www.centrodeartesdesines.com.pt

www.ccen.pt

Sem comentários: