sexta-feira, 16 de julho de 2010

Andanças 2010


Já estão lançadas as datas do Andanças – Festival Internacional de Danças Populares, de 2 a 8 de Agosto em S. Pedro do Sul. O tema deste ano é a COMUNIDADE.

Desde 1996, o Andanças reúne pessoas de todo o país e do Mundo, num espírito inédito de partilha, encontro e práticas sustentáveis, o que faz com que seja procurado por todos aqueles que querem uma alternativa aos habituais festivais de Verão – um espaço onde se dança, onde se faz música, mas também onde se partilham e se cruzam propostas e ideias para um mundo melhor.


Comunidade: dar e receber - partilhar

Este ano, o tema será “Comunidade” e ao contrário do que pode parecer, será um tema que promete  debates acesos, polémicas e diferenças de opinião entre todos os participantes.

Queremos lançar o debate em torno de uma filosofia Open-Source (aplicações gratuitas de código aberto) para desafiar os monopólios globais; partilha de informação e experiências entre público e artistas; inteligência colectiva; discussão sobre Direitos de Autor e Novas Tecnologias para músicos que querem partilhar as suas obras sem intermediários do mercado discográfico; queremos falar sobre criação musical e artística através da Internet e promover o encontro entre comunidades locais e globais, com um programa que inclui grupos musicais, bailarinos e monitores de dança de quatro continentes.

Alguns números da edição de 2009: 


Voluntários e coordenadores
750

Artistas
928

Grupos
46

Grupos portugueses
36

Grupos estrangeiros
10

Total de oficinas
312

Média de oficinas de dança por dia
14

Participantes
26718

Área do festival
250000m²

Nº total de refeições servidas pela cantina
19742

Canecas vendidas
12457

Organização: Associação Pédexumbo.


Parceiros: Câmara Municipal de São Pedro do Sul, Junta de Freguesia de Carvalhais e Centro de Promoção Social de Carvalhais.


A PédeXumbo é uma estrutura apoiada pelo Ministério da Cultura / Direcção Geral das Artes.

Sem comentários: