sábado, 24 de julho de 2010

Jazz de raiz romeno-moldava ao vivo no Museu do Oriente| 29 de Julho| 21h30|


Trigon 

Jazz de raiz romeno-moldava ao vivo no MdO

O quarteto de jazz etno, Trigon, originário de Chisinau, apresenta um recital de música improvisada baseada em arranjos de peças folclóricas tradicionais da Roménia e Moldávia, bem como peças famosas de standard jazz adaptadas ao estilo romeno, no dia 29 de Julho, às 21h30, no Museu do Oriente.

Os músicos do grupo são quatro virtuosos, criadores de estruturas acústicas sofisticadas e caleidoscópicas, impregnadas de ideias que proporcionam ao mundo do jazz um impulso criativo e uma paixão arrebatadora.

Cada um dos músicos é também um solista, tocando a própria música no seu próprio estilo, do que resultam, no conjunto, melodias esteticamente modernas caracterizadas por um elevado nível de execução, misturado com muito humor.

A singularidade e a frescura dos Trigon resultam da fusão entre jazz e música tradicional da região de onde são oriundos, combinando elementos de folk, rock e música erudita. Os improvisos brilhantes e um perfeito conhecimento das formas musicais caracterizam as composições jazzísticas, que fazem do grupo um fenómeno da música jazz moderna, elevada à mais alta expressão intelectual.

O grupo foi criado em 1992 tendo em Anatol Stefanet, que há muito atingiu o estatuto de mais importante representante da violeta (violino alto) no mundo do jazz, a alma do empreendimento. O seu principal trunfo é o conhecimento profundo da multifacetada geografia musical romena – da Moldávia à Oltenia, de Bucovina a Banat, da Transilvânia a Dobrogea, de Valáquia a Maramures - bem como a capacidade incrível de representar todas as fontes temáticas em puras visões sonoras.

Os quatro músicos são inventivos, espirituosos, irónicos e naturais e, ao mesmo tempo, impressionantemente sérios, escrupulosos e perfeccionistas no mínimo detalhe. A imagem de marca dos Trigon tem a rara capacidade de tocar no coração de vários públicos, ainda que nem todos os ouvintes estejam familiarizados com os paradoxais rigores da liberdade do jazz.

Trigon
29 de Julho

21h30


Auditório – Museu do Oriente
Público-alvo: M/3


Duração: 90’, sem intervalo

Preço: € 10,00

Em colaboração com o Instituto Cultural Romeno

 

Programa:

Schiopatata

Doina

Sarba Haceaturean

Ciocarlia

Blues Japonez

Trenul Vechi

Caval`i´Coda

Haulita

 

Anatol Stefanet (viola)

Alexandru Arcus (saxofone, flauta, kaval, instrumentos folk)

Dorel Burlacu (órgão, piano, harmónica)

Gari Tverdohleb (bateria, percussão, xilofone)

 

Museu do Oriente, Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte) | 1350-362 Lisboa

Tel.: 213 585 200 | E-mail: info@foriente.pt

Sem comentários: