sexta-feira, 16 de julho de 2010

ANDANÇAS 2010: UM FESTIVAL MAIS ECOLÓGICO


ANDANÇAS 2010: UM FESTIVAL MAIS ECOLÓGICO
Um despacho da Ministra do Ambiente cita o Festival
Andanças como um bom exemplo de práticas sustentáveis.

Desde 1996, altura da sua primeira edição, que o Festival Andanças se norteia pelos princípios da sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente: menos lixo, descartável zero e materiais reutilizáveis.

Um exemplo de boas práticas
Em 2010, um despacho da Ministra da Ambiente considera o Andanças um exemplo de boas práticas na prevenção de resíduos (documento original em anexo).
O Andanças é referido no Despacho n.º 3227/2010, de 22 de Fevereiro, que corresponde ao Programa de Prevenção de Resíduos Urbanos, estratégia nacional até 2016 - na página 7671, no final do ponto 5.7.4 — Comunidades (incluindo associações e ONG):

“MINISTÉRIO DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO
Gabinete da Ministra - Despacho n.º 3227/2010
*Programa de Prevenção de Resíduos Urbanos (PPRU)*
"A importância da sociedade na prevenção de resíduos pode observar-se em diversas iniciativas em que, após uma decisão nesse sentido, a população adere de forma significativa. Por exemplo o Festival Andanças, que nasceu em 1996 em Évora e que desde 1999 se realiza todos os anos em São Pedro do Sul, criou a caneca “Andanças”, reutilizável, e converteu-a num item essencial no Festival, criou ainda descontos na cantina para quem utilizar os seus próprios pratos e talheres, os quais guardados num “pratário” entre refeições. Desta forma conseguiram reduzir os resíduos produzidos no festival a uns tantos sacos pretos de “lixo” quase vazios no final de cada dia."

O que aí vem
Mas o Andanças não se fica por aqui: há alguns alimentos na cantina cozinhados com fornos solares, procura-se a redução de ruído nos equipamentos de amplificação, uso de novas formas de iluminação para poupar energia, separação de lixo em todas as áreas do festival – e não se usa um único copo descartável de plástico. Uma semana e 25.000 pessoas depois, o recinto aparece imaculado. Isto deve-se não só às equipas de voluntários que trabalham incansavelmente nos bastidores, como a um fenómeno muito importante, que torna o Andanças verdadeiramente especial: o civismo do público que o visita, que adere facilmente a esta nova atitude.
Em 2010 o Andanças pretende continuar a incentivar uma lógica anti-desperdício, destinada a fazer dele um dos festivais mais ecológicos de Portugal. Nesta edição, o tema é COMUNIDADE – o Andanças está aberto à discussão de ideias sobre como podemos viver melhor em conjunto, estimulando a criatividade colectiva e minimizando o impacto das comunidades humanas sobre o planeta, pondo em prática todos os dias novas ideias.

Organização: Associação Pédexumbo.
Parceiros: Câmara Municipal de São Pedro do Sul, Junta de Freguesia de Carvalhais e Centro de Promoção Social de Carvalhais.
A PédeXumbo é uma estrutura apoiada pelo Ministério da Cultura / Direcção Geral das Artes.

Sem comentários: