sábado, 24 de julho de 2010

P28 | R2 nos CONTENTORES com QUALIDADE A BAIXO PREÇO


 A P28 convida para a inauguração da exposição dos R2, que apresentam nos CONTENTORES, dia 24 de Julho, sábado, ás 21h00, nas Docas de Alcântara, o seu mais recente projecto “Temos Qualidade a Baixo Preço”.

O título da obra e frase, “Temos Qualidade a Baixo Preço”, pertencia a um cartaz, fixado na montra de uma loja em Vila Nova de Gaia, que terá sido desenhado pelo proprietário do estabelecimento, num papel fluorescente e com marcador colorido.

Nos CONTENTORES, a frase é transportada para outro contexto, escala e suporte, inscrevendo-se nos quatro contentores vindos do Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC), que a transportam em português, russo, hindi e mandarim.

Lizá Ramalho e Artur Rebelo (R2), que depois da instalação, “Dois Tempos”, na Ermida Nossa Senhora da Conceição, em 2009, regressam a Lisboa para expor no projecto “Contentores”, um trabalho que proporciona uma leitura circundante e, dada as características formais de cada uma das escritas, encarrega-se de quebrar com a uniformidade do conjunto das peças.

Os R2 trabalham com várias organizações culturais de referência, como o Museu Serralves, Museu Colecção Berardo, Ordem dos Arquitectos (OASRN) e Casa da Música, tendo também projectos que integraram inúmeras exposições em todo o mundo e foram publicados em livros e revistas de design e da especialidade. O seu trabalho, caracterizado por um inquestionável gosto contemporâneo, tem sido objecto de diversas distinções e prémios internacionais, a destacar o Grand Prix, na 22nd International Biennial of Graphic Design Brno. Actualmente são professores convidados no curso Design e Multimedia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. A Acrescentar, já Integraram diversos júris internacionais, coordenaram workshops e apresentaram conferências em várias universidades e congressos internacionais. Os R2 são os primeiros membros portugueses da AGI – Alliance Graphique Internationale, e são responsáveis pela organização do congresso Internacional AGI Open 2010 que se vai realizar na Casa da Música em Outubro deste ano.

Sem comentários: