sexta-feira, 16 de julho de 2010

BANDAS ESTREIAM CD's NO ANDANÇAS


BANDAS ESTREIAM CD's NO ANDANÇAS
A edição de 2010 do Andanças vai ser palco do lançamento
de pelo menos quatro novos CD's de bandas nacionais

Eddy Slap, Uxukalhus, Nação Vira Lata e Monte Lunai escolheram o festival Andanças como palco privilegiado para o lançamento dos seus novos trabalhos. De 2 a 8 de Agosto, em Carvalhais, São Pedro do Sul, o público poderá assistir ao vivo aos concertos destes e de outros nomes.

5 de Agosto, 23:00 horas, Palco Alto – EDDY SLAP: “Bassab”
O baixista Eddy Slap lança o seu CD, “Bassab”, num concerto que promete cruzar o som poderoso do baixo eléctrico de Eddy - fruto de uma mistura de estilos únicos, juntando e evidenciando a música folk da Europa Ocidental, com um pouco de Jazz à mistura, acompanhado somente com uma bateria. É possível? É, e Eddy Slap fá-lo como poucos.

6 de Agosto, 23:00 horas, Palco Alto – UXUKALHUS: DVD “Transumâncias Groove Mix”
Na noite de 6 de Agosto é a vez dos Uxukalhus (aliás, Os Chocalhos), com o lançamento do seu segundo álbum “Transumâncias Groove Mix”, que será gravado ao vivo no festival, em formato DVD – aproveitando a ocasião para agradecer à legião de fãs que têm seguido o grupo desde o início, quando revolucionaram os repertórios “folk” com o sacrilégio das guitarras eléctricas, percussões e instrumentos “exóticos” (Rauschpfeife, Acordeão, Flautas variadas, percussões africanas, indianas e até bateria ou Cravo).
O seu estilo inconfundível deita por terra as convenções todas que possam existir sobre a música dita “tradicional”, “popular” ou “contemporânea”. Esvaziadores de rótulos por excelência (e com orgulho nisso) desde há 10 anos.

7 de Agosto, 23:00 horas – NAÇÃO VIRA-LATA: lançamento de CD
Os Nação Vira Lata, liderados por Winga Kan (conhecido como o percussionista das mil percussões exóticas de Blasted Mechanism) vão trazer muitos convidados e prometem rebentar o festival com os seus ritmos africanos, portugueses e brasileiros; no concerto actuarão como convidados os alunos das oficinas de percussão realizadas no Andanças – uma das vertentes mais participadas do festival. Incluindo um convidado especial não-humano: Macintosh, responsável por loops e música electrónica combinadas com os instrumentos tribais e vários amigos de percurso. Este é o primeiro álbum dos Nação Vira Lata, um grupo muito recente, constituído pelos pupilos de Winga (Nuno Patrício), que já não é estranho nestas Andanças (a sua carreira conta com participações nos TocáRufar, Projecto Adufe, Uxukalhus, Blasted Mechanism) e já é um veterano no festival. O concerto final, na Sexta-feira dia 7 de Agosto, incluirá uma “Queima do Judas”, uma efígie que será construída durante o Andanças, para ser queimada nessa noite e que se inspira nos rituais das culturas pré-cristãs mais antigas da Europa.

5 de Agosto, 23:00 horas – MONTE LUNAI: “In Temporal”.
Os Monte Lunai apresentam ao público a sua edição: “In temporal”.
A sonoridade deste grupo é ímpar, combinando o violino, contrabaixo, e guitarra com percussões várias e curiosos instrumentos de sopro (clarinete popular, gaita de foles ou didgeridoo), juntando instrumentos ocidentais e orientais, antigos e modernos, populares e eruditos, de forma harmoniosa.
O seu concerto é uma viagem por todo o Mundo, passando por temas de baile de hoje e de outros tempos, a Muinheira da Galiza, o Anter’dro da Bretanha, a Contradança, a Valsa, a Mazurca. São as danças da Grécia, da Ucrânia, de Itália e Portugal, numa roda viva de culturas e musicalidades.

Sem comentários: