sexta-feira, 16 de julho de 2010

Oriente e Ocidente em fusão musical no Museu do Oriente: Concertos de Verão| 23 de Julho| 21h30|


Concertos de Verão
Oriente e Ocidente em fusão musical no Museu do Oriente

O Oriente e o Ocidente fundem-se num recital de piano e erhu, interpretado pela portuguesa Joana Gama e pela chinesa Betti Xiang, que sobem ao palco do Auditório do Museu do Oriente, no dia 23 de Julho, às 21h30, no âmbito do ciclo de Concertos de Verão, promovido pela Fundação Oriente.

“Oriente-Ocidente” é o nome do espectáculo, durante o qual a alusão a estes territórios passa por pormenores que vão desde a nacionalidade das intérpretes à origem dos instrumentos – o ehru (violino chinês) e o piano (instrumento de eleição da música europeia). Mas o simbolismo da fusão entre estes dois extremos do mundo passa, sobretudo, pela escolha do repertório, interpretado em duas partes.

Betti Xiang toca peças tradicionais chinesas, bem como clássicos da música moderna do país, como Butterfly Lovers Concert, banda sonora de uma história à semelhança de Romeu e Julieta.

Por sua vez, Joana Gama interpreta duas peças de compositores contemporâneos, Carlos Marecos e Luís Tinoco. Deste último, é feita, ainda, a estreia da versão para piano de Mind the Gap, uma obra inspirada na cidade de Londres, originalmente escrita para marimba e estreada por Pedro Carneiro no ano 2000.

Betti Xiang nasceu em Xangai, onde teve as primeiras aulas de erhu com o pai, um virtuoso instrumentista e professor. Em 1996, estabeleceu-se nos Estados Unidos da América, onde se consolidou como solista. Em 2011, Xiang estreia um concerto para erhu e orquestra do compositor português Luís Tinoco, uma encomenda da Albany Symphony Orchestra, com direcção musical de David Alan Miller.

Joana Gama, professora de piano no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa, nasceu em Braga onde iniciou a formação. Estudou piano em Londres, Lisboa e Évora, onde terminou recentemente o mestrado em Interpretação sob a orientação do pianista António Rosado. Em 2008 venceu a  edição do Prémio Jovens Músicos e tocou a solo com a Orquestra Gulbenkian na Casa da Música no Porto. Integrou a Orquestra Metropolitana, o Lisbon Ensemble 20/21 e a Orchestrutopica. A intérprete privilegia o repertório para piano dos séculos XX e XXI e o seu gosto pelo cruzamento das artes tem-na levado a participar em projectos que envolvem vídeo, teatro e dança.

Ciclo Concertos de Verão 

Oriente-Ocidente (Recital de erhu e piano) 
23 de Julho | 21h30

Museu do Oriente | Auditório
Público-alvo: M/3

Duração: 90 ‘, com intervalo

Preço: € 7,50


Programa
I Parte


River Melody - tradicional, arranjos Jin Fuzai
Han Jiang Hong, Legend Hero - LuPei

Whisper - Bruce Sylor
Birds Singing in the Tranquile Mountain - Lui Tianhua
Henan Tune - tradicional
Lady Zhaojun  - música antiga da China
Mind the Gap (estreia) - Luís Tinoco

II Parte

Red Flowers - Xinjing Folk Song
Três Prelúdios sobre o Mar - Carlos Marecos
Butterfly Lovers Concerto - He Zhaihao/ Chen Gang

Museu do Oriente, Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte) | 1350-362 Lisboa

Tel.: 213 585 200 | E-mail: info@foriente.pt

Sem comentários: